• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Já está disponível o Índice da Dinâmica Econômica Municipal com resultados dos 417 municípios baianos

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga nesta quinta-feira (15) o Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM), referente ao ano de 2018, com o objetivo avaliar o desempenho da economia dos municípios baianos, a partir da estrutura produtiva instalada. 

Os resultados de 2018 mostram que a atividade industrial prevaleceu entre os municípios que apresentaram os melhores desempenhos. Dentro do setor industrial, o destaque são as energias renováveis - eólica e solar. Dentre os 10 municípios que apresentaram as maiores variações, oito foram positivas e duas negativas. Dentre os municípios que apresentaram as variações positivas está Mulungu do Morro (554,99%) - localizado no norte baiano – com expansão determinada pelo crescimento na atividade de geração da energia eólica. Esse município foi contemplado com uma fábrica de torres de aerogeradores como apoio a atividade de geração de energia eólica. Outros municípios que apresentaram variação positiva nessa atividade foram: Morro do Chapéu (338,33%), Sento Sé (191,80%); Bonito (44,57%), além do destaque na energia eólica, tem também uma dinâmica positiva na produção agrícola, na cultura do café); Várzea Nova (37,06%), com destaque no complexo de geração de energia eólica.  

Além dos municípios mencionados anteriormente, cabe destacar os resultados de Baixa Grande e Itapitanga, localizados no centro-norte baiano e no litoral sul baiano; nestes dois municípios o destaque ficou por conta da atividade econômica Administração Pública (APU). Já no município de Correntina destaca-se o dinamismo na atividade agropecuária com expansão nas culturas de soja e milho. 

O índice é construído a partir da combinação de um conjunto de estatísticas relativas às atividades econômicas, desenvolvidas no âmbito dos municípios, gerando indicadores que revelam o comportamento dessas atividades num determinado período de tempo.  

 Confira a análise completa no boletim, clique aqui! 

  

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates