• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI disponibiliza publicação com as estatísticas vitais na construção de alternativas políticas para a segurança pública e a saúde

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou nesta sexta-feira (12) a mais nova edição da publicação Série de Estudos e Pesquisas (SEP), com o tema, Estatísticas vitais na construção de alternativas políticas para a segurança pública e a saúde. Neste novo número, busca-se ampliar a compreensão dessas áreas, visando contribuir para a elaboração de políticas públicas para melhoria da oferta de serviços de saúde e segurança.

Nos últimos anos, a instituição vem aprofundando sistematicamente seus trabalhos voltados para as questões socioeconômicas, especialmente as sensíveis à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.

A humanidade vive um período singular em sua história. A crise gerada pelo novo coronavírus afetou a manutenção da atividade cotidiana e impôs diversos desafios de readaptação no modo de vida, seja no cuidado com a saúde, seja nas relações interpessoais e até na forma de reprodução da força de trabalho. Nesse contexto, cresceu a importância dos dados estatísticos e de informações fidedignas sobre a doença.

Paralelamente a isso, o Brasil experimentou nos últimos anos uma escalada e um aumento da violência e da criminalidade, antes concentradas em grandes centros urbanos. Esse incremento de crimes diversos, com reflexo no crescente clima de instabilidade, colocou a temática no centro de discussão da arena política e da sociedade civil, tornando-se uma das principais preocupações no Brasil contemporâneo.

Essas duas temáticas tornaram-se centrais na atual conformação social, política e econômica do Brasil. Nessa conjuntura, as evidências empíricas têm um papel fundamental na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Contudo, se observa que uma parte considerável dos dados utilizados para essas discussões nos diferentes âmbitos do poder público e da sociedade civil – e que serve para direcionamento das decisões do Estado brasileiro – não tem sido pautada em informações fidedignas ou não é oriunda de análises pertinentes, além de ser desconhecida da maioria da população.

A SEI segue a tendência de outros centros de pesquisa que têm desenvolvido importantes estudos em áreas correlatas. A publicação possui relevância do contexto social e pela necessidade urgente de um debate sobre a questão, trazendo à sociedade fatores importantes nas áreas da saúde e da segurança pública, para que a discussão e as decisões sejam tomadas a partir de dados e informações confiáveis.

Faça agora mesmo o download da publicação.

Confira todas as nossas publicações. Boa leitura!

Free Joomla! templates by Engine Templates