São intensificadas as iniciativas para a retomada do crescimento econômico do estado

A reativação da unidade de fertilizantes da Unigel, importante não só para o Polo Industrial de Camaçari, mas para o equilíbrio de toda a economia do estado, e a criação de um polo sucroalcooleiro no oeste da Bahia, localizado nas cidades de Barra, Xique-Xique e Muquém do São Francisco, visando tornar a Bahia autossuficiente na produção de etanol e açúcar, fazem parte da agenda de governo voltada às iniciativas para a retomada do crescimento econômico do estado, com ênfase na recuperação da indústria, na geração de empregos e na retomada da produção. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Enquanto a Unigel prevê a reativação das operações no primeiro semestre de 2021, devendo gerar 250 empregos diretos e 1 mil empregos indiretos, com investimentos alcançando R$ 100 milhões, o grupo Sergio Paranhos deve inaugurar a primeira usina do novo polo sucroalcooleiro no segundo semestre de 2021. O polo deverá contar ainda com 11 unidades industriais até 2025.

Em relação às finanças estaduais, apesar da perda de 1% do ICMS entre janeiro e outubro, a arrecadação vem se recuperando nos últimos meses, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Entretanto, persiste o quadro desafiador na execução do orçamento do ano de 2020, afetado pela maior necessidade de gastos para o atendimento à população diante dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!