SEI lança publicação com recortes sociais do perfil da terceira Idade na Bahia

Na próxima quarta-feira (25), às 10h, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizará o lançamento da mais nova edição da publicação Recortes Sociais com o tema A Terceira Idade – Perfil dos Idosos Residentes na Bahia. Um dos relevantes papéis da SEI é a análise da realidade social do estado da Bahia. Neste novo número, busca-se entender qual é o perfil socioeconômico da população de 60 anos ou mais e, como o momento histórico exige, faz uma reflexão sobre a situação deles diante da covid-19, que vitimou principalmente as pessoas nesse grupo de idade.

Nos últimos anos, a instituição vem aprofundando sistematicamente seus trabalhos voltados para as questões sociais, especialmente as sensíveis à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Através da publicação é apresentado um breve levantamento bibliográfico sobre o tema de cada série e indicadores construídos a partir de registros administrativos e pesquisas dos últimos anos.
Na Recortes Sociais: A Terceira Idade, a SEI investigou aspectos relacionados à demografia, saúde, segurança, educação, condições de moradia, trabalho, rendimento e seguridade social. Fontes secundárias embasaram esse estudo, como os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Anual e Contínua Trimestral, do Censo Demográfico, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, do Ministério da Saúde, do extinto Ministério do Trabalho, atual Ministério da Economia, e do Boletim Estatístico Regional da Previdência Social.
Os resultados apontam para uma mudança no padrão de vida da população idosa que merece atenção dos atores sociais e econômicos. São esperados impactos no modo de vida nas cidades e no campo, demandando mais e diferentes serviços de saúde, diferenciados inclusive por gênero (já que as idosas serão maioria), além da questão da mobilidade e a forma de pertencimento à sociedade por parte desses grupos. Nesse sentido, o desafio é se antecipar no planejamento e execução das políticas para o bem-estar da sociedade como um todo e, para tal, será preciso considerar cada vez mais estas mudanças que advém da ampliação da participação dos idosos na demografia do estado.

O lançamento ocorrerá no evento Rodadas de Discussão com o tema Impactos da Pandemia sobre a População Idosa da Bahia, que contará com as presenças de Lúcia Maria Mascarenhas, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia (SJDHDS), Lucigleide Nascimento da SEI, Sheila Paranaguá e Tânia Menezes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Participe do evento e lançamento através do link https://bit.ly/rodada_discussao_populacao_idosa_ba