Técnico da SEI fica em segundo lugar no Prêmio BNB de Economia Regional

Trabalho intitulado “Modelagem de Impactos Econômicos da Pandemia Covid-19 para o Estado da Bahia” foi escrito com professores da UFBA e UFS

Um estudo desenvolvido pelo técnico Rodrigo Barbosa de Cerqueira, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), obteve a segunda colocação na 24ª edição do Prêmio Professor Werner Baer de Economia Regional, que ocorreu dia 29 de outubro, no XXV Encontro Regional de Economia, promovido pelo Banco do Nordeste e pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O trabalho intitulado “Modelagem de Impactos Econômicos da Pandemia Covid-19 para o Estado da Bahia” tem como autores Rodrigo Barbosa de Cerqueira (Coordenador de Pesquisas Sociopopulacionais da SEI), o prof. Dr. Gervásio Ferreira dos Santos, da UFBA, e o prof. Dr. Luiz Carlos de Santana Ribeiro, da UFS.

O trabalho, premiado com o segundo lugar, buscou realizar uma modelagem de impactos da pandemia Covid-19 sobre a economia do estado, com um olhar sobre os trabalhadores informais e os efeitos do auxílio emergencial, além de ampliar o debate sobre as consequências econômicas da pandemia a partir da relação entre os fundamentos de curvas epidêmicas e de curvas de recessão na economia. O trabalho foi elaborado utilizando a Matriz de Insumo-Produto da Bahia para 2012, produzida pela SEI, instrumento que reflete as especificidades das relações setoriais da economia baiana.

O Prêmio Professor Werner Baer é uma concessão do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional aos classificados nas três primeiras colocações da categoria artigo. O anúncio dos premiados aconteceu na última quinta-feira, 29, no encerramento do XXV Encontro Regional Nordeste de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

O trabalho completo pode ser verificado no endereço: http://www.anpec.org.br/nordeste/2020