• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Otimismo ganha força entre empresários baianos no primeiro mês do ano

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em janeiro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Com o progresso mais recente, o terceiro consecutivo, o otimismo se ampliou no meio empresarial baiano. O ICEB, assim, se revelou positivo pelo segundo mês seguido. No mês, a expectativa geral do empresariado local permaneceu a zona de Otimismo Moderado.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB chegou a 69 pontos, melhora de 68 pontos em relação ao registrado em dezembro (1 ponto). A confiança, assim, alcançou o melhor patamar desde novembro de 2012.

A melhora observada no nível de confiança evidenciou o incremento nos indicadores de três das quatro atividades: Indústria, com alta de 91 pontos; Serviços, com aumento de 81 pontos; e Comércio, com avanço de 52 pontos. No setor de Agropecuária, por outro lado, ocorreu queda de 60 pontos.

Ao fim, em janeiro, a Agropecuária marcou 259 pontos; a Indústria, 127 pontos; os Serviços, 12 pontos; e o Comércio, 77 pontos. O otimismo, portanto, prevaleceu em todos os setores. A atividade de Serviços exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo sexto mês seguido. O segmento agropecuário, por sua vez, registrou o maior nível pela 13ª vez consecutiva.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de janeiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Foto: Arquivo/Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates