• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Cartografia Temática - Uso das Terras - Bacia do Rio Grande - Apresentação

À área estudada localiza-se no Oeste do estado da Bahia e compreende os municípios de Angical, Barra, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Wanderley, com seus territórios totalmente inseridos na Bacia, além de Baianópolis, Buritirama, Muquém do São Francisco, São Desidério e Tabocas do Brejo Velho, parcialmente inseridos na Bacia.

O estudo Uso Atual das Terras da Bacia do Rio Grande traz o mapeamento e a análise da dinâmica socioeconômica e ambiental da área, indicando seus condicionantes e os reflexos na organização do espaço regional. O estudo indica a prevalência de gêneros agrícolas ligados ao agronegócio, concentrados na porção oeste da Bacia, com cultivos de algodão, soja, café, milho, policulturas e fruticulturas. Na porção leste, predominam áreas de cobertura vegetal de contato Caatinga e Cerrado com atividades agropastoris. Destaca-se também às atividades agropastoris ligadas à agricultura familiar ou de pequeno porte. Outras atividades também foram analisadas como extrativismo mineral e vegetal, indústrias e turismo, além de informações de Unidades de conservação, sítios arqueológicos, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, povos indígenas e geração de energia.

A área da bacia é caracterizada em seus aspectos naturais pela riqueza dos recursos hídricos superficiais, com cachoeiras e a presença no Aquífero Urucuia. Na paisagem se destaca a Chapada do Oeste, veredas e buritis, típicos do Cerrado.

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates