• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

Cartografia Temática - Uso das Terras - Bacias do Recôncavo Norte e do Rio Inhambupe - Apresentação

Este estudo trata da espacialização do uso da terra nas bacias do Recôncavo Norte e do Rio Inhambupe, onde se insere a Região Metropolitana de Salvador, áreas que polarizam uma diversidade de usos e atividades no seu entorno.

Os espaços cultivados não são muito expressivos e apresentam descontinuidade, excetuando-se os cultivos de cana-de-açúcar no Recôncavo e a silvicultura (eucalipto) no Litoral Norte. Contempla, ainda, ocupação não agrícola como atividade econômica e espacial no território, na qual se incluem as áreas urbanas, industriais, turísticas, minerais e de preservação, cuja maior concentração ocorre na Região Metropolitana de Salvador, onde se implantou o Pólo Petroquímico de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu, a exploração petrolífera e o maior acervo histórico-cultural e paisagístico do Estado. Constatou-se que as pastagens predominam sobre as demais ocupações e que são subutilizadas.

A área é dotada de grande potencial natural, econômico e cultural, com uma faixa litorânea de aproximadamente 140 km, delineada por belas praias que emolduram cenários de rara beleza, opção de lazer para a população de Salvador e adjacências, efetivando-se como o principal vetor de desenvolvimento das atividades voltadas para o turismo.

Related Articles

Free Joomla! templates by Engine Templates