• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Volume de serviços na Bahia avança 3% em agosto

O volume de serviços avançou 3% na Bahia em agosto, em comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

“Essa é a quinta variação positiva no ano de 2020. É importante destacar que o mês de agosto foi marcado pela retomada gradual de algumas atividades, tais como: movimentação de passageiros urbanos, intermunicipal e nos aeroportos, funcionamento de serviços públicos e meios de hospedagem, colaborando para a expansão do setor e geração de emprego”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os efeitos da pandemia sobre o setor de serviços começaram a ser sentidos nos últimos 10 dias do mês março e se aprofundaram nos dois meses subsequentes. Diante deste cenário, na comparação com agosto de 2019, o volume de serviços na Bahia caiu 23,4%, o indicador acumulado no ano retraiu 18,6% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 13,4%.

Todas as atividades puxaram o volume de serviços para baixo, em relação ao mesmo mês do ano de 2019, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (-67,4%), seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-20,3%), Outros serviços (18,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-17,8%), e Serviços de informação e comunicação (-11,3%).

Já a receita nominal de serviços cresceu 5,2%, na comparação com julho de 2020, com ajuste sazonal. Na comparação com agosto de 2019, caiu 24,3%. O indicador acumulado no ano retraiu 18,1% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 11,9%.

Todas as atividades puxaram a receita de serviços para baixo, devido aos efeitos da pandemia em relação ao mesmo mês do ano de 2019, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (-64,4%), seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-23,7%), Outros serviços (-17,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-16,0%), e Serviços de informação e comunicação (-10,2%).

Análise das atividades turísticas

Em agosto de 2020, o índice de atividades turísticas nacional cresceu 19,3% frente a julho, quarta taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 63,4%. O segmento de turismo havia acumulado perda expressiva entre março e abril (-68,0%), pois o isolamento social atingiu mais intensamente boa parte das empresas que compõem as atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.
Regionalmente, as 12 unidades da federação acompanharam este movimento de expansão, com destaque para Ceará (85,4%), seguido por Bahia (48,4%), Goiás (47,1%), Paraná (28,8%), Minas Gerais (22,9%), São Paulo (15,8%), Rio de Janeiro (15,0%).

“A recuperação econômica da Bahia vem se manifestando em todas as atividades. No Turismo, por exemplo, a Bahia é o estado que mais cresceu receita no mês de agosto, com 52% de expansão em relação a julho”, destacou Armando de Castro, diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI.

Confira o boletim completo, clique aqui!

 

 

 

Movimentação econômica de Salvador caiu 3,3% em agosto

Em agosto de 2020, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), retraiu 3,3%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

O resultado exibido neste indicador em relação a julho de 2020 foi determinado, principalmente, pela elevada base de comparação quando em julho marcou ampliação de 13%. Além disso, a desaceleração da atividade econômica, na capital baiana, foi sentida em três das cinco variáveis que compõem o indicador, com destaque para: carga portuária (-11,6%), energia elétrica (-7,7%) e combustível (-4,1%). Mesmo com a pandemia, esse mês também foi marcado pela retomada gradual de algumas atividades, que impulsionaram a movimentação de passageiros urbanos, intermunicipal e no Aeroporto Internacional de Salvador - Dep. Luís Eduardo Magalhães, contribuindo para o indicador não registrar uma retração mais significativa.

Quando comparado com o mês de agosto de 2019, o indicador apontou decrescimento de 40,4%, acumulando no ano queda de 27,7%. Em 12 meses, o índice caiu 18,5%.

Economia baiana tem processo de recuperação no terceiro trimestre do ano

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), avaliou os dados apurados pelas pesquisas mensais do IBGE, divulgados no mês de outubro referente ao desempenho do mês de agosto, para as principais atividades econômicas que afetam diretamente o PIB da Bahia, mostrando um processo de recuperação no terceiro trimestre, após a forte retração do PIB no segundo trimestre (8,7%).

As taxas positivas na agricultura (+20,3%); indústria (0,9%) e comércio varejista (8,5%) tiveram impactos no mercado de trabalho formal com a geração de 9.420 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2020, resultado da diferença entre 43.764 admissões e 34.344 desligamentos.  O resultado é muito superior ao registrado no mês de julho, quando 3.182 postos celetistas foram gerados.

Os resultados positivos apresentados por três atividades fundamentais para o crescimento da economia refletiram no Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que apresentou, em setembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Com este avanço em setembro, após quatro retrocessos mensais consecutivos, o pessimismo diminuiu mais uma vez no meio empresarial baiano. A melhora no nível de confiança de agosto a setembro evidenciou o avanço nos indicadores de todas as quatro atividades. Em um ano, por outro lado, todas apresentaram recuo.

A recuperação, portanto, da atividade econômica da Bahia no terceiro trimestre está praticamente consolidada. A redução da incerteza sobre o controle da pandemia e os impactos sobre o consumo das famílias com a redução do auxílio emergencial passam a ser as incógnitas para o ultimo trimestre do ano.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

Pandemia impacta Turismo da Bahia e o setor decresce 72% no segundo trimestre do ano

O volume das atividades turísticas na Bahia, quando comparado com o 2º trimestre do ano anterior, marcou retração de 72%, mantendo a tendência de queda, iniciada no 1º trimestre de 2020 (-5,3%). O resultado da Bahia foi mais acentuado que à variação nacional -63,8%, que também marcou queda, na mesma análise, de acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE e sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Em relação à receita nominal das atividades turísticas, a Bahia decresceu 73,3%, seguindo o mesmo comportamento do Brasil (-64,9%). O consumo de energia elétrica nas Atividades Caraterísticas do Turismo (ACTs) na Bahia apontou queda de 44,7% no 2º trimestre de 2020 contra o 2º trimestre de 2019, impactado, principalmente, pela desaceleração em Hotéis (-65,6%).

O fluxo doméstico (-93,5%) o fluxo internacional (-99,8%) nos aeroportos da Bahia e o fluxo no porto de Salvador (-100,0%) no 2º trimestre de 2020 desaceleram a movimentação de passageiros na capital baiana, impactando na taxa média de ocupação, nos meios de hospedagem em Salvador, numa queda de 37 p.p, quando comparados com o 2º trimestre de 2019.

"O 2° trimestre de 2020 foi caracterizado pelo avanço da pandemia do coronavirus no Brasil e na Bahia. As limitações no transporte de passageiros e o isolamento social fizeram com que o setor sentisse dramaticamente os efeitos da pandemia, com uma baixíssima ocupação da rede hoteleira", destaca Armando de Castro, diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI.

Segundo dados da Secretária da Fazenda (Sefaz), o estado da Bahia arrecadou em ICMS aproximadamente R$ 1,2 bilhão nas ACTs, no 2º trimestre de 2020, com queda nominal de 26,3% em relação ao mesmo trimestre de 2019, puxado por Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional (-26,9%).

Empresariado baiano demonstra menos pessimismo em setembro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em setembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este avanço, o quarto após quatro retrocessos mensais consecutivos, o pessimismo diminuiu mais uma vez no meio empresarial baiano.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -220 pontos, uma alta de 81 pontos em relação ao registrado em agosto (-301 pontos). No entanto, num comparativo com o registrado um ano antes (-83 pontos), ocorreu uma piora de 137 pontos. Desde janeiro, a confiança acumula uma queda de 289 pontos.

O ICEB, assim, revelou-se negativo pela sétima vez consecutiva. Com o progresso mensal mais recente, a confiança do empresariado local se deslocou para a zona de Pessimismo Moderado em setembro.

A melhora no nível de confiança de agosto a setembro evidenciou o avanço nos indicadores de todas as quatro atividades. Em um ano, por outro lado, todas apresentaram recuo.

Ao fim, em setembro, a Agropecuária, com 59 pontos, exibiu o maior nível de confiança e o setor de Serviços, com -282 pontos, o menor. Por sua vez, a Indústria e o Comércio registraram -174 pontos e -228 pontos, respectivamente. Com exceção do segmento agropecuário, portanto, o pessimismo prevaleceu em três setores no mês.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, PIB nacional e crédito apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, inflação, exportação e vendas foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de setembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates