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Hub Tele-Empreendedor dará apoio a empresários do turismo 

O Hub Tele-Empreendedor, projeto que visa prestar apoio a empreendedores do turismo baiano impactados pela pandemia, foi lançado nesta quinta-feira (3 de dezembro), em evento online, com a participação de lideranças do setor turístico. A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com a as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex). 

O projeto é um serviço de teleatendimento a ser implantado com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19. Estudantes da Escola de Administração da Ufba (Eaufba) selecionados e treinados farão as coletas de informação para levantar as fragilidades do segmento, com uso de um aplicativo web. Na primeira fase, o atendimento é dirigido a empresas sediadas nos circuitos da Chapada Diamantina.  

Participam também do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-Tech), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). 

O público-alvo são empresários inscritos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) de segmentos como meios de hospedagem, agências, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos. A iniciativa abrange ainda o setor de restaurantes, bares e similares, de cadastramento facultativo.

Segundo Sílvio Araújo, da Escola de Administração da Ufba, dentre as ações de auxílio ao setor previstas no hub estão a disponibilização de informações sobre acesso a crédito, em parceria com agências de fomento e bancos, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB); a microformação de empresários e o acesso gratuito a serviços e tecnologias para operação do negócio. Uma vez concluída a Fase 1, o projeto será avaliado a fim de se decidir por uma possível continuidade, com abrangência dos demais municípios turísticos baianos. 

Um dos critérios para a escolha da Chapada Diamantina na primeira fase do Hub Tele-Empreendedor é a constatação de que a recuperação da atividade turística começará pela busca de destinos regionais, sem aglomerações e que promovem contato com a natureza. “A Chapada é a maior das nossas 13 zonas turísticas da Bahia e são muitas as possibilidades de turismo na região. O Governo do Estado vem trabalhando para promover, junto ao empresariado, um verão seguro, associando saúde e economia turística”, explica os secretário estadual de Turismo, Fausto Franco.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou que o Hub Tele-Empreendedor cumpre um papel importante, a partir da necessidade de incentivar os diversos setores da economia, iniciando pelo setor turístico, e de envolver as diversas regiões. “Importante lembrar que o maior dilema que estamos enfrentando nesta pandemia é gerar oportunidades, por isso é importante este incentivo”. Pinheiro destacou, ainda, a importância de adaptar os mais diversos serviços à modalidade de home office. “É importante isso para a possibilidade de manter o isolamento social com atividades se processando, mantendo algumas atividades econômicas sem gerar aglomeração. Ao tempo em que atacamos a pandemia, estamos chegando com ações concretas para que as pessoas possam viver neste novo ambiente. Portanto, são muitos os desafios que temos pela frente, mas temos ferramentas para enfrentar desafios, inclusive, do tamanho do everest”, disse.

A diretora-geral da SEI, Jorgete Costa, avalia que elaborar um plano de atuação com iniciativas que trazem elementos para a criação de políticas públicas mais qualificadas, reforça o papel da instituição em subsidiar o Governo do Estado. "Temos expectativas positivas para esse projeto que trará auxílio ao setor de turismo nesse momento pandêmico", ressaltou.

Pesquisa de satisfação vai aferir a qualidade dos serviços prestados na Rede SAC

Levantamento será realizado de forma on-line, enviando 419 mil questionários para usuários do SAC

 

A Superintendência de Atendimento ao Cidadão, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), lançou uma pesquisa para aferir o grau de satisfação dos usuários da Rede SAC com os serviços prestados nas suas unidades. A pesquisa possui uma modalidade inédita nesta edição, pela primeira vez será aplicada de forma 100% on-line, com questionários enviados por e-mail para cidadãos atendidos na Rede.

A pesquisa realizada via internet vai possibilitar alcançar um número maior de cidadãos, além de atingir usuários de várias regiões do Estado, gerando uma cobertura mais ampliada. Assim, o método também vai permitir uma avaliação mais consistente sobre os serviço prestado pela Rede SAC. Nesse momento de pandemia, o levantamento 100% on-line também evita contato pessoal, funcionando como prevenção à Covid-19. 

A SEI e a SAC vão enviar questionários para 419 mil cidadãos que utilizaram os serviços da Rede, durante o ano de 2020. O levantamento vai aferir a satisfação dos usuários das unidades SAC de Salvador, Região Metropolitana e de cidades do interior do Estado.

Os usuários do SAC vão receber o questionário da pesquisa via e-mail, a partir do mês de dezembro, enviado pelo remetente SAC - Governo da Bahia. A correspondência eletrônica terá o título “Avalie o atendimento da Rede SAC”.  As perguntas abordam tópicos como o grau de satisfação dos usuários com o canal de agendamento, a qualidade do atendimento na recepção e do serviço prestado pelos órgãos parceiros do SAC. Também aferem quesitos como o tempo de atendimento, a infraestrutura dos postos, limpeza, climatização, dentre outros aspectos.

A diretora de Gestão da Qualidade do SAC, Bruna Santiago, explicou que a pesquisa de Satisfação é uma estratégia utilizada para fortalecer o relacionamento com o cidadão e mensurar o seu nível de contentamento com o serviço prestado pela Rede.  “Esse tipo de interação funciona como uma política de valorização da opinião dos usuários do SAC e também vai nos permitir identificar pontos de aprimoramento, como instrumento de busca permanente pela qualidade e pela excelência de nossos processos”, acrescentou Santiago.  

Os dados da pesquisa vão ser analisados de forma contínua, através de um processo automático que permite uma avaliação mais consistente do serviço prestado pela Rede SAC, conforme explicou Jackson Conceição, coordenador de Pesquisas Especiais e Sistemáticas, vinculada à Diretoria de Pesquisas (Dipeq) da SEI.

Fonte: Saeb

 

 

Empresários do turismo da Chapada Diamantina receberão auxílio para combater impactos da pandemia

Empreendedores do turismo da Chapada Diamantina vão ganhar um serviço de teleatendimento com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19. O lançamento do Hub Tele-Empreendedor será por via on-line (plataforma Zoom), nesta quinta-feira (3 de dezembro), às 16h.

A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com as secretarias de Turismo (Setur) e do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex).

Participam também do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-Tech), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


1º/12/2020
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

Desemprego na Bahia cresce devido a pandemia da covid-19 apesar da melhora no emprego formal

A Bahia gerou 16.437 postos de trabalho com carteira assinada em outubro, resultado que decorre da diferença entre 54.399 admissões e 37.962 desligamentos, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

 O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. Este é quarto resultado positivo, sinalizando que o último trimestre do ano, a economia deve registrar crescimento, embora de maneira mais tímida pelo recrudescimento da pandemia no estado. No acumulado do ano, os saldos ainda são negativos no estado     (-16.950 postos), na região nordestina (-31.823 postos) e no país (-171.139 postos).

 Apesar da contínua melhora nos postos com carteira assinada, a pandemia fez o desemprego bater recorde na Bahia, ao atingir 20,7% no terceiro trimestre, liderando o ranking do país. A taxa de desocupação se tornou a maior taxa para a Bahia desde o início da série histórica da PNAD Contínua Trimestral em 2012, que leva em consideração o mercado de trabalho amplo, incluindo informais. Entre julho e setembro, no Brasil, a taxa de desocupação foi de 14,6%, também a maior da série histórica.

 A pesquisa também revela que o número de pessoas trabalhando vem em queda nos últimos trimestres e chegou ao menor patamar histórico agora, com pouco mais 4 milhões e 800 mil pessoas ocupadas no estado. Por outro lado, o número de pessoas em busca de trabalho aumentou um pouco, passando de um milhão e 200 mil.

 Já o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela SEI, apresentou, em novembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este avanço, o pessimismo diminuiu mais uma vez e a confiança empresarial manteve a trajetória de recuperação iniciada em junho.

Numa escala que pode variar de -1000 a 1000 pontos, o ICEB marcou -153 pontos, mantendo a confiança do empresariado local na zona de Pessimismo Moderado. Desde janeiro, a confiança acumula uma queda de 222 pontos.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Confiança do empresariado baiano sustenta trajetória ascendente em novembro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em novembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este avanço, o sexto após quatro retrocessos mensais consecutivos, o pessimismo diminuiu mais uma vez e a confiança empresarial manteve a trajetória de recuperação iniciada em junho.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -153 pontos, revelando-se negativo pela nona vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, manteve-se na zona de Pessimismo Moderado. O resultado em novembro representou uma alta de 31 pontos em relação ao registrado em outubro (-184 pontos). No entanto, num comparativo com o registrado um ano antes (-3 pontos), ocorreu uma piora de 150 pontos. Desde janeiro, a confiança acumula uma queda de 222 pontos.

A melhora no nível de confiança de outubro a novembro evidenciou o avanço nos indicadores de três das quatro atividades: Agropecuária, Indústria e Comércio. Apenas o setor de Serviços não apontou alta de um mês ao outro. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, por outro lado, todas apresentaram recuo.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, crédito e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, capacidade produtiva, vendas e exportação foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de novembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

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