• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Construção de ponte e obras de infraestrutura são afetadas pelo avanço da Covid-19 na Bahia

As obras de infraestrutura em todo o estado da Bahia estão paralisadas, incluindo a da ponte Salvador-Itaparica, por causa do crescimento no número de casos da Covid-19. Segundo o vice-governador João Leão, toda a adequação do projeto está concluída, mas não é possível dar continuidade à construção.

A obra da ponte tinha previsão de ser iniciada com seis mil trabalhadores. Somente em Itaparica seriam mais mil pessoas no canteiro de obras, que é onde vão ser fabricadas as vigas. O Governo do Estado havia fechado com uma empresa portuguesa para iniciar toda a prospecção de duplicação das pontes. O vice-governador afirmou que a pandemia dificulta o início das duas grandes obras.

Dando continuidade a seu plano de desinvestimento, a Petrobras vendeu para a SPE Miranga S.A., subsidiária da PetroRecôncavo S.A., nove campos terrestres de exploração e produção denominados Polo Miranga, todos localizados na Bacia do Recôncavo. A Petrobras é operadora com 100% de participação nessas concessões. A produção média do Polo Miranga de 2020 foi de aproximadamente 899 barris de óleo por dia e 376,8 mil m³/dia de gás natural. De acordo com a estatal, o valor de venda foi de US$ 220,1 milhões.

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) registrou, em janeiro deste ano, a abertura de 2.624 novas empresas. O número de constituições foi o maior se comparado ao primeiro mês dos últimos dois anos, 2.011 (2020) e 1.995 (2019), indicando que esta pode ser uma aposta para todo ano de 2021. Outro dado a ser destacado é que após dois anos, o saldo entre constituições e extinções de empresas foi positivo em janeiro.

A Juceb encerrou 2020 com um total de 27.030 empresas abertas. O segmento do Comércio encabeçou o ranking e foi responsável por 42% do total de aberturas de empreendimentos na Bahia ano passado.

Confiança do empresariado baiano interrompe trajetória de alta em janeiro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em janeiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este recuo, o primeiro após sete altas mensais consecutivas, o pessimismo aumentou e a confiança empresarial interrompeu a trajetória de recuperação iniciada em junho passado.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -173 pontos, revelando-se negativo pela 11ª vez consecutiva. Dessa forma, com essa pontuação, a confiança do empresariado local se manteve na zona de Pessimismo Moderado.

O resultado do referido indicador representou uma queda de 30 pontos em relação ao observado em dezembro (-143 pontos). Num comparativo com o registrado um ano antes (69 pontos), a piora foi de 242 pontos.

O recuo no nível de confiança de dezembro a janeiro evidenciou o retrocesso nos indicadores de três das quatro atividades: Indústria, Serviços e Comércio. Apenas a Agropecuária não apontou queda de um mês ao outro. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, por outro lado, todas apresentaram recuo.

Do conjunto de itens avaliados, crédito, abertura de unidades e PIB estadual apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, PIB nacional, exportação e vendas foram as variáveis com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de janeiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Governo dá início às obras do VLT do subúrbio e segundo maior complexo híbrido de energia do Brasil será instalado na Bahia

As obras de implantação do novo sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT) do Subúrbio foram iniciadas. O novo sistema terá 23,3 km de extensão, 25 estações previstas, atendendo desde a Ilha de São João, em Simões Filho, até a integração com o metrô na estação Acesso Norte. A tarifa vai ser integrada aos sistemas de ônibus e metrôs, além do tempo de viagem, que vai ser de 25 minutos. Antes, com os trens, o tempo era de 40 minutos.  As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Para a realização da obra, estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para 2.249 vagas de trabalho. A maior parte das vagas é para profissionais da área da construção civil. Será dada prioridade aos profissionais que moram na região do subúrbio.

Enquanto isso, está sendo instalado na região centro-norte da Bahia, mais precisamente nos municípios de Ibicoara e Barra da Estiva, pela empresa Quinto Energy, o segundo maior complexo híbrido de energia renovável do Brasil. O investimento é de R$ 4,8 bilhões, e estima-se a geração de 11 mil empregos diretos e indiretos no período de construção do empreendimento. 

Batizado como Complexo Eólico e Solar Alfazema, o gigante projeto contará com 280 turbinas aerogeradoras capazes de produzir 5,8 TWh por ano e já é considerado o segundo maior complexo híbrido em desenvolvimento do país. Só perde para o complexo Castanheira, em Sento Sé, que também é desenvolvido pela Quinto.

O Alfazema será capaz de produzir um volume de energia elétrica suficiente para abastecer uma metrópole com 2,4 milhões de residências populares. Além de alto impacto positivo para o meio ambiente, o projeto possibilitará a geração de emprego, dinamizando a logística da região, que durante o período de obras do complexo provocará um "boom" econômico local com o aquecimento do comércio, do setor de serviços e hotelaria. O projeto está com a tramitação em ritmo acelerado, o que permite que a fase da obra de construção inicie entre o final de 2022 e início de 2023.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Revista Bahia Análise & Dados recebe artigos sobre a superação da estagnação na Bahia e no Brasil

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lança edital de chamada de artigos para o próximo número da revista Bahia Análise & Dados, com o tema Superando a Estagnação: Desenvolvimento Para Uma Nova Década.

O objetivo é mostrar que há alternativas, caminhos que o Brasil e a Bahia podem trilhar para evitar mais uma década perdida. E, para isso, temas serão tratados no sentido de apresentar diagnósticos sobre o estado das finanças públicas no Brasil e na Bahia, a importância do gasto público ao longo do ciclo econômico, o papel da política fiscal na garantia dos direitos humanos, no financiamento da saúde e da educação, seu impacto nas desigualdades sociais, de gênero e raça e sua importância para a preservação ambiental. Ao mesmo tempo analisar os impactos dos investimentos em infraestrutura no Brasil e na Bahia e a inserção do País na nova ordem econômica mundial.

A revista Bahia Análise & Dados é publicada semestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Editada e registrada no International Standard Serial Number (ISSN) desde 1991, indexada ao Ulrich’s International Periodicals Directory e ao sistema Qualis, da Capes, em 2002, a revista elevou progressivamente sua credibilidade e reconhecimento graças à abrangência de seu conteúdo e ao elevado nível de seus colaboradores. Com seus números mais recentes disponíveis para consulta no site da instituição (www.sei.ba.gov.br), a publicação vem alcançando um público amplo e diversificado, sendo muito demandada por instituições de ensino e pesquisa e por órgãos de planejamento.

Coordenação editorial: Luiz Mário Vieira, Pedro Marques e Zélia Gois.

edital apresenta detalhes sobre a publicação e está disponível integralmente no site da SEI (www.sei.ba.gov.br/publiqueseuartigo). 

 

Já está disponível o Info Bahia 2020, produzido pela SEI

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresenta um compêndio de indicadores da Bahia, o Info Bahia 2020. O trabalho segue a mesma linha do Info Nordeste e  Info Semiárido, disponíveis no site da SEI. Trata-se de um conjunto dos principais indicadores econômicos da Bahia em formato de infográficos. 

 O objetivo é apresentar para a sociedade uma visão geral do Estado com informações extraídas de fontes fidedignas e sistematizadas para a fácil visualização do público em geral. Busca-se, também, despertar o interesse para as tendências que as atividades produtivas têm seguido na Bahia, abrindo oportunidade para novos estudos que permitam compreender a atual dinâmica econômica da região. Para conferir o Info Bahia 2020 na íntegra, clique aqui!

Assista também ao nosso vídeo no Yotube com uma breve explicação do compêndio.

 

 

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates