• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Movimentação econômica de Salvador cresceu 7,2% em dezembro e acumulou queda de 25,9% em 2020

Em dezembro de 2020, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), cresceu 7,2%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

O resultado exibido neste indicador em relação a novembro de 2020 foi determinado, principalmente, pela baixa base de comparação (-9,7%), registrada no mês anterior e pelo dinamismo da atividade econômica na capital baiana, motivada pelas festas de final de ano.

Essa expansão foi sentida em cinco das seis variáveis que compõem o indicador, com destaque para: Carga portuária (12,0%), Consumo de Combustível (8,4%), Passageiros intermunicipais (7,1%), Passageiros urbanos (6,9%), e Consumo energia elétrica (3,1%). Em contrapartida, apenas Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (-1,8%) marcou retração.

Em sentido oposto, o indicador apontou decrescimento de 20,3% quando comparado com o mês de dezembro de 2019, acumulando no ano queda de 25,9%.

Resultado das atividades do quarto trimestre vieram abaixo do esperado

Com base nos dados das pesquisas mensais do IBGE, referentes ao ano de 2020, sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, os resultados principalmente, do quarto trimestre, vieram abaixo do esperado afetando o acumulado no ano.
 
Os indicadores do quarto trimestre dessas pesquisas vieram aquém das projeções, demonstrado pela surpreendente queda nas vendas no varejo em dezembro (-6,6%) e que resultaram em variação estável de apenas 0,3% no último trimestre do ano, secundado por recuos no setor de serviços (-4,7%) e indústria (-2%).  Esses resultados arrefeceram as expectativas de um PIB mais robusto para o quarto trimestre de 2020 e terá impacto nas previsões recentes de desempenho da economia baiana no referido ano. No entanto, uma queda acentuada para o PIB do ano passado, projetada após a taxa do segundo trimestre, não se efetivará.
 
Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo clique aqui!

SEI disponibiliza publicação com as estatísticas vitais na construção de alternativas políticas para a segurança pública e a saúde

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou nesta sexta-feira (12) a mais nova edição da publicação Série de Estudos e Pesquisas (SEP), com o tema, Estatísticas vitais na construção de alternativas políticas para a segurança pública e a saúde. Neste novo número, busca-se ampliar a compreensão dessas áreas, visando contribuir para a elaboração de políticas públicas para melhoria da oferta de serviços de saúde e segurança.

Nos últimos anos, a instituição vem aprofundando sistematicamente seus trabalhos voltados para as questões socioeconômicas, especialmente as sensíveis à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.

A humanidade vive um período singular em sua história. A crise gerada pelo novo coronavírus afetou a manutenção da atividade cotidiana e impôs diversos desafios de readaptação no modo de vida, seja no cuidado com a saúde, seja nas relações interpessoais e até na forma de reprodução da força de trabalho. Nesse contexto, cresceu a importância dos dados estatísticos e de informações fidedignas sobre a doença.

Paralelamente a isso, o Brasil experimentou nos últimos anos uma escalada e um aumento da violência e da criminalidade, antes concentradas em grandes centros urbanos. Esse incremento de crimes diversos, com reflexo no crescente clima de instabilidade, colocou a temática no centro de discussão da arena política e da sociedade civil, tornando-se uma das principais preocupações no Brasil contemporâneo.

Essas duas temáticas tornaram-se centrais na atual conformação social, política e econômica do Brasil. Nessa conjuntura, as evidências empíricas têm um papel fundamental na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Contudo, se observa que uma parte considerável dos dados utilizados para essas discussões nos diferentes âmbitos do poder público e da sociedade civil – e que serve para direcionamento das decisões do Estado brasileiro – não tem sido pautada em informações fidedignas ou não é oriunda de análises pertinentes, além de ser desconhecida da maioria da população.

A SEI segue a tendência de outros centros de pesquisa que têm desenvolvido importantes estudos em áreas correlatas. A publicação possui relevância do contexto social e pela necessidade urgente de um debate sobre a questão, trazendo à sociedade fatores importantes nas áreas da saúde e da segurança pública, para que a discussão e as decisões sejam tomadas a partir de dados e informações confiáveis.

Faça agora mesmo o download da publicação.

Confira todas as nossas publicações. Boa leitura!

SEI apresenta estudo que aborda o desempenho da agropecuária baiana em tempos de pandemia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está disponibilizando nesta quinta-feira (12), um texto para discussão, com o tema: Agropecuária baiana em tempos de pandemia. O objetivo é trazer um panorama do setor agropecuário na Bahia em 2020.

A agropecuária nacional e a baiana, em particular, ultrapassaram a pandemia, em 2020, com um crescimento bastante significativo, puxado principalmente pela marca histórica da produção grãos. A demanda aquecida por alimentos - tanto a externa como a doméstica - provocaram alta dos preços e estímulos aos produtores, em que pese o encarecimento dos produtos básicos para os consumidores.

Para 2021, o cenário apresenta algumas incertezas no horizonte em decorrência do fenômeno climático da La Ninã, cuja intensidade tem sido apontada como um fator decisivo para o desempenho do próximo ciclo. O fenômeno tende a recrudescer a estiagem nas regiões centro-oeste e sul do país.

O Nordeste, por outro lado, deve se beneficiar de uma melhor distribuição de chuvas nos primeiros meses de 2021. As primeiras estimativas apontavam para uma safra de grãos, na Bahia, ligeiramente inferior à de 2020, devido à alta base de comparação e a uma possível redução na área plantada do algodão. Acesse agora mesmo o texto para discussão, clique aqui!

A SEI disponibiliza também, com base nas informações da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), um Business Intelligence (BI) com dados de 2019. Acesse o BI através do link: http://bit.ly/3rLhhyk

Volume de serviços na Bahia fecha 2020 com queda de 14,8%

O volume de Serviços apresentou uma leve retração de 0,9% na Bahia em dezembro, em comparação com o mês imediatamente anterior, quando havia avançado 2,1%, na série com ajuste sazonal. No acumulado do ano de 2020, devido aos impactos da pandemia do Coronavírus, o índice decresceu 14,8%. Na comparação com dezembro de 2019, a retração foi de 2,5% As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (10), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

A retração de 0,9% no volume de serviços de dezembro de 2020, em confronto com novembro, interrompe uma sequência de quatro taxas positivas. É importante destacar que o mês de dezembro foi marcado pela suspensão das festas de final de ano na Bahia, devido à segunda onda da pandemia do Covid-19, contribuindo para um arrefecimento das atividades no referido mês.

Quando o comparativo é com o mesmo período do ano passado, cuja taxa ficou negativa em 2,5%, duas atividades apresentaram destaque positivo: Outros serviços (12,7%), e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,2%). Em contrapartida, três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo, com destaque, por ordem de magnitude, às atividades de Serviços prestados às famílias (-14,7%), seguido por Serviços de informação e comunicação (-6,6%), e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,9%).

A receita nominal de serviços retraiu 2,3%, em relação ao mesmo mês do ano de 2019. No acumulado do ano caiu 14,4% e apresentou queda de 1,2% na comparação com novembro de 2020.

Turismo

O índice das atividades turísticas na Bahia fechou o ano com queda de 38,3%, devido aos impactos da pandemia do Coronavírus. O mês de dezembro apresentou avanço de 7,6% na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Já no confronto com o mesmo período do ano passado, a retração foi de 16,7%. Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços turísticos apontou avanço de 8,7% no confronto com novembro, com ajuste sazonal, queda de 19,9% no comparativo com dezembro de 2019 e retração de 37,2% no acumulado do ano.

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates