• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI assina memorando de entendimento com a Universidade Tsinghua, na China, uma das mais conceituadas do mundo

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), assinou hoje (03/08) memorando de entendimento para parceria com mais uma instituição acadêmica chinesa. O documento firmado com o Instituto de Engenharia, Design e Pesquisa Ambiental de Beijing Guohuan, da Universidade Tsinghua, prevê a realização de estudos e projetos nas áreas de proteção ambiental, turismo cultural e construção sustentável, consideradas de interesse mútuo. O memorando prevê o intercâmbio científico e tecnológico e a cooperação em pesquisa acadêmica, com a possibilidade de os resultados servirem de base para futuras relações comerciais entre a Bahia e a China.

“A assinatura do memorando de entendimentos representa o início de uma jornada conjunta e promissora na busca por soluções para desafios cruciais que a humanidade enfrenta neste século. Unimos nossas forças em prol da proteção do meio ambiente, do desenvolvimento do turismo cultural e da promoção da construção limpa e verde”, comentou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

O entendimento foi articulado durante a visita de equipes da SEI na China com a Academia de Oficiais de Negócios Internacionais (AIBO - Academy for International Business Officials), o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Departamento de Comércio da Província de Liaoning. Os órgãos consideram a Bahia parceiro estratégico com potencial para trocar e cooperar em áreas como desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental.

Participaram presencialmente da assinatura os técnicos da SEI Rosane Aline Pedreira, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e Anderson de Oliveira, coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI, além da diretora de Infraestrutura para o Desenvolvimento Científico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Luciana Menuchi.

A cerimônia aconteceu também de forma virtual, com a participação do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, do diretor de Estudos da SEI e doutor em Desenvolvimento Regional, Edgard Porto, e do assessor de planejamento da SEI e professor da Universidade Federal da Bahia, Marcelo Dourado.

De acordo com o ranking da QS World University Rankings 2021, a Universidade Tsinghua é a 15ª melhor instituição de ensino superior do mundo, ficando na frente, por exemplo, de universidades famosas como Yale, Columbia, Cornell, Johns Hopkins, Universidade de Toronto, Universidade de Tóquio, Universidade de Sydney, NYU e UCLA. No levantamento, ela fica imediatamente abaixo da EPFL, que é considerada a segunda melhor universidade da Suíça.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 03/08/2023

SEI articula parceria com o Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial da UEFS

Na manhã desta terça-feira (01/08), os servidores da SEI conheceram o Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os técnicos tiram dúvidas e apresentaram sugestões para a elaboração de um acordo de cooperação técnica que a SEI irá firmar com o mestrado profissional. O instrumento permitirá a realização de estudos e pesquisas em colaboração, além oferecer vagas aos colaboradores do órgão que atuam em áreas correlatas ao programa.

 O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, sinalizou que a cooperação é uma das ações que buscam articular e fortalecer o sistema de inovação do Estado, considerando que a SEI passou a ser instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICT) em 2023.  "O acordo deve incentivar ainda mais os servidores da SEI à produção de inovação em nossas áreas de atuação", disse.

 O coordenador do programa, professor Ricardo Machado, apresentou as linhas do programa, que tem nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito "muito bom". São oferecidas duas linhas de pesquisa: I. Planejamento urbano-regional, ambiental e de comunidades tradicionais; II. Políticas públicas, planejamento territorial e participação social. Os trabalhos inscritos podem abordar temas como uso do solo, regulação ambiental, infraestrutura, transportes, energia, saúde pública, políticas sociais e culturais, patrimônio, organização social e conciliação de interesses públicos e privados.

 Entre os produtos que os servidores da SEI poderão desenvolver no mestrado, estão aplicativos ou programas de mídia, manual técnico, projeto de inovação, aplicação ou adequação tecnológica, projeto de intervenção, projeto técnico, produção cartográfica e de base de dados digitais, elaboração de programas, planos, projetos de lei e regulamentos e elaboração de marco legal e normativo.

 Mais informações em: www.planterr.uefs.br.

   

Fonte: Ascom/SEI
Data: 01/08/2023

SEI participa da audiência pública sobre o Projeto de Lei da Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de Ibicoara

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), representada pelo diretor-geral, José Acácio Ferreira, participou na manhã de hoje (28/07) da audiência pública sobre o Projeto de Lei da Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do município de Ibicoara. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O objetivo foi discutir projetos de proteção de nascentes, saneamento e outras ações de conservação, dentro da perspectiva do PSA.

Os dois órgãos estaduais, SEI e Sema, contribuíram para as discussões sobre tema do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no escopo dos projetos Regiões Integradas da Bahia e Pensar a Bahia, realizados pela Diretoria de Estudos da SEI. As discussões promovidas no âmbito dos projetos agregaram valiosas contribuições, incluindo de pesquisadores e cientistas pioneiros no assunto. A SEI também participou do programa PSA Hídrico Chapada Diamantina.

“O PSA é uma estratégia que alia a conservação ambiental ao desenvolvimento territorial, pois valoriza econômica, social e culturalmente os serviços ambientais, por meio de incentivos econômicos para iniciativas de conservação”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira. “Esperamos que Ibicoara avance e se torne pioneiro no território”.

A audiência contou a participação de Marcinho, presidente da Câmara Municipal de Ibicoara, do prefeito Gilmadson Melo, de Rinaldo Rossi, secretário municipal de Meio Ambiente, além das representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente,  Luana Pimentel, diretora de Política e Planejamento Ambiental, Marcelle Chamusca, coordenadora do Programa Estadual de PSA, e Maiana Pitombo, coordenadora de Gestão de Fundos.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 28/07/2023

A movimentação econômica de salvador cresceu 7,9% em maio de 2023

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) apontou crescimento de 7,9% em maio de 2023, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).

Todas as seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para cima, com destaque para Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (18,0%), que apontou a variação positiva mais expressiva, seguida por Passageiros de ônibus intermunicipais (15,5%), depois Carga portuária (6,8%), Combustíveis (6,7%), Consumo de energia elétrica (3,0%) e Passageiros de ônibus urbanos (1,1%).

O indicador caiu 0,5%, em relação a maio de 2022. Ampliou 0,9% quando comparado com os cinco primeiros meses do ano de 2022. E avançou 4,1% no acumulado dos últimos doze meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 28/07/2023

Confiança do setor produtivo baiano emendou terceira alta seguida em julho

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -20 pontos em julho numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. Trata-se da maior pontuação desde outubro de 2022. 

Em julho, portanto, houve avanço do nível de confiança nos comparativos mensal e anual. Quanto a junho, quando o indicador havia sido de -37 pontos, o aumento foi de 17 pontos, emendando a terceira alta mensal seguida. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 51 pontos, já que o ICEB havia sido de -71 pontos à época – terceira elevação consecutiva nessa base comparativa.

 Entretanto, o técnico da SEI Luiz Lobo sinaliza que “mesmo com o terceiro aumento seguido e o maior patamar dos últimos nove meses, não há garantia de que a confiança do setor produtivo baiano continuará melhorando”. O técnico alerta que “a trajetória de recuperação recente vem sendo marcada por perda reiterada de intensidade, o que pode indicar certo esgotamento desse processo”.  

 Além disso, segundo o técnico, “o ambiente de negócios, sob o entendimento dos empresários locais, ainda vem sendo um fator que pressiona para baixo o indicador de confiança local”. 

 Com -20 pontos em julho, o ICEB registrou a nona pontuação seguida abaixo de zero. Assim, apesar da alta na margem, o referido indicador ainda se manteve na zona de Pessimismo Moderado. A permanência do indicador abaixo de zero sugere certa reserva do empresariado baiano quanto aos rumos futuros da economia e dos negócios. 

 A elevação do nível de confiança de junho a julho não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em dois dos quatro setores (Indústria e Comércio). A alta em relação a julho do ano passado repercutiu em três das atividades (Indústria, Serviços e Comércio). A não disseminação da alta entre os setores pode ser vista como sinal de descrença na continuidade de recuperação da confiança no curto prazo.  

Ao final, em julho, dois dos setores assinalaram pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 20 pontos; e a Indústria, com 5 pontos. As demais pontuações foram: Serviços, -24 pontos; e Comércio, -73 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Comércio expôs o menor nível de confiança.  

 Do conjunto avaliado de temas, os itens créditosituação financeira e PIB estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis jurosinflação e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em situação mais favorável no mês.  

 O boletim completo com as análises referentes ao mês de julho de 2023 pode ser acessado diretamente do site

Fonte: Ascom/SEI
Data: 28/07/2023

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates