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O PIB do agronegócio baiano registrou expansão de 5,8% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo trimestre de 2019. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (07), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

No terceiro trimestre de 2020, o PIB do agronegócio totalizou R$ 17,2 bilhões enquanto o PIB baiano fechou o trimestre em R$ 74 bilhões; com esses resultados, a taxa de participação do agronegócio na economia baiana alcançou 23,4%. No ano, a participação do agronegócio é de 24,4%.

“O resultado mostra que, a despeito dos impactos da pandemia, a produção agrícola manteve a trajetória de expansão pela qual vem passando o segmento”, destaca o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Após um período de retrações em 2019, o ano de 2020 tem sido marcado pelo avanço do setor e, consequentemente, pelo aumento contínuo na participação do PIB total do estado. “Isso revela um processo de dinâmica da atividade agropecuária que vem se estendendo para todo o conjunto da economia baiana e, dessa forma, fortalecendo as relações de produção, consumo e renda”, completa Pinheiro.

Para o secretário da Agricultura, Lucas Costa, mesmo diante da pandemia, o agronegócio continua evoluindo de forma consistente. "Esse é um setor que não pode parar de forma alguma, e graças aos nossos produtores rurais conseguimos manter o crescimento aumentando ainda mais a produção". Ele acrescenta que a Bahia se destaca por seu trabalho de quantidade e qualidade, com produtos em destaque, como o algodão e o café conilon, premiado como o melhor café do Brasil. "Temos também o café arábica, com recorde de safra no oeste devido ao grande trabalho dos produtores rurais e o bom índice fluviométrico, o melhor dos últimos 30 anos", completa. 

Todos os quatro componentes do agronegócio registraram aumento de participação do total do PIB estadual na comparação do 3º trimestre de 2019 e 3º trimestre de 2020. Contribuiu para esse processo a expansão na produção de uma série de lavouras com destaque para cereais (milho, feijão) e lavoura temporária (tomate e batata do reino); além disso, as oscilações positivas de preços na grande maioria do setor agropecuário contribui para esse movimento.

 

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

 

 
Segundo os dados divulgados, nesta sexta-feira (04), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o nível de atividade econômica - Produto Interno Bruto – da Bahia cresceu 4,7% no 3º trimestre de 2020, em comparação ao trimestre imediatamente anterior. Quando comparado ao trimestre de igual período do ano anterior, o PIB da Bahia apresentou retração de 4,1%.
 
“O crescimento do PIB de 4,7% neste terceiro trimestre indica o processo de recuperação da atividade econômica baiana, ainda em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia do Covid-19. Vale ressaltar que a Bahia liderou o Nordeste na geração de emprego formal em outubro, com saldo positivo de 16.437 postos de trabalho com carteira assinada”, destaca o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro.
 
No 3º trimestre de 2020, o PIB totalizou R$ 74 bilhões, sendo R$ 64,4 bilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) a preços básicos – o que representa 87% do PIB - e R$ 9,6 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 6,3 bilhões, a Indústria R$ 13,4 bilhões e os Serviços R$ 44,7 bilhões. A estimativa da SEI para a taxa de crescimento do PIB baiano para o final do ano é de -3,7%.
 
Os destaques positivos no terceiro trimestre do ano ficaram com a Agropecuária (+9,0%) e a Indústria, com taxa positiva de 2,9%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Agricultura apresentou crescimento em quase todas as culturas relevantes, segundo o calendário agrícola do estado. Mesmo com o advento da COVID-19 e seus impactos (restrição de colheitas, redução da mão de obra), o setor continua em plena expansão em sua produção física e a produção de grãos poderá ter uma estimativa de safra recorde no estado, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do mês de outubro.
 
A taxa positiva do setor industrial deve-se ao bom comportamento das atividades de eletricidade e água (+10,1%) – geração de energia hidrelétrica - e da construção civil (+9,9%), crescimento este associado também à produção familiar (pequenas obras). Também na comparação com o mesmo período do ano imediatamente anterior, o Valor Adicionado apresentou variação negativa (-3,8%) e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios caíram 5,8%.  
 
O setor de Serviços apresentou recuo de 7,0% quando comparado com o igual período do ano anterior. Este foi o terceiro trimestre consecutivo com retração neste setor, entretanto já sinaliza uma leve desaceleração com relação ao segundo trimestre, quando apresentou queda de aproximadamente 10%.  

 

Foto: Elói Corrêa/GOVBA    

 

 

O Hub Tele-Empreendedor, projeto que visa prestar apoio a empreendedores do turismo baiano impactados pela pandemia, foi lançado nesta quinta-feira (3 de dezembro), em evento online, com a participação de lideranças do setor turístico. A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com a as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex). 

O projeto é um serviço de teleatendimento a ser implantado com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19. Estudantes da Escola de Administração da Ufba (Eaufba) selecionados e treinados farão as coletas de informação para levantar as fragilidades do segmento, com uso de um aplicativo web. Na primeira fase, o atendimento é dirigido a empresas sediadas nos circuitos da Chapada Diamantina.  

Participam também do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-Tech), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). 

O público-alvo são empresários inscritos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) de segmentos como meios de hospedagem, agências, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos. A iniciativa abrange ainda o setor de restaurantes, bares e similares, de cadastramento facultativo.

Segundo Sílvio Araújo, da Escola de Administração da Ufba, dentre as ações de auxílio ao setor previstas no hub estão a disponibilização de informações sobre acesso a crédito, em parceria com agências de fomento e bancos, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB); a microformação de empresários e o acesso gratuito a serviços e tecnologias para operação do negócio. Uma vez concluída a Fase 1, o projeto será avaliado a fim de se decidir por uma possível continuidade, com abrangência dos demais municípios turísticos baianos. 

Um dos critérios para a escolha da Chapada Diamantina na primeira fase do Hub Tele-Empreendedor é a constatação de que a recuperação da atividade turística começará pela busca de destinos regionais, sem aglomerações e que promovem contato com a natureza. “A Chapada é a maior das nossas 13 zonas turísticas da Bahia e são muitas as possibilidades de turismo na região. O Governo do Estado vem trabalhando para promover, junto ao empresariado, um verão seguro, associando saúde e economia turística”, explica os secretário estadual de Turismo, Fausto Franco.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou que o Hub Tele-Empreendedor cumpre um papel importante, a partir da necessidade de incentivar os diversos setores da economia, iniciando pelo setor turístico, e de envolver as diversas regiões. “Importante lembrar que o maior dilema que estamos enfrentando nesta pandemia é gerar oportunidades, por isso é importante este incentivo”. Pinheiro destacou, ainda, a importância de adaptar os mais diversos serviços à modalidade de home office. “É importante isso para a possibilidade de manter o isolamento social com atividades se processando, mantendo algumas atividades econômicas sem gerar aglomeração. Ao tempo em que atacamos a pandemia, estamos chegando com ações concretas para que as pessoas possam viver neste novo ambiente. Portanto, são muitos os desafios que temos pela frente, mas temos ferramentas para enfrentar desafios, inclusive, do tamanho do everest”, disse.

A diretora-geral da SEI, Jorgete Costa, avalia que elaborar um plano de atuação com iniciativas que trazem elementos para a criação de políticas públicas mais qualificadas, reforça o papel da instituição em subsidiar o Governo do Estado. "Temos expectativas positivas para esse projeto que trará auxílio ao setor de turismo nesse momento pandêmico", ressaltou.

Levantamento será realizado de forma on-line, enviando 419 mil questionários para usuários do SAC

 

A Superintendência de Atendimento ao Cidadão, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), lançou uma pesquisa para aferir o grau de satisfação dos usuários da Rede SAC com os serviços prestados nas suas unidades. A pesquisa possui uma modalidade inédita nesta edição, pela primeira vez será aplicada de forma 100% on-line, com questionários enviados por e-mail para cidadãos atendidos na Rede.

A pesquisa realizada via internet vai possibilitar alcançar um número maior de cidadãos, além de atingir usuários de várias regiões do Estado, gerando uma cobertura mais ampliada. Assim, o método também vai permitir uma avaliação mais consistente sobre os serviço prestado pela Rede SAC. Nesse momento de pandemia, o levantamento 100% on-line também evita contato pessoal, funcionando como prevenção à Covid-19. 

A SEI e a SAC vão enviar questionários para 419 mil cidadãos que utilizaram os serviços da Rede, durante o ano de 2020. O levantamento vai aferir a satisfação dos usuários das unidades SAC de Salvador, Região Metropolitana e de cidades do interior do Estado.

Os usuários do SAC vão receber o questionário da pesquisa via e-mail, a partir do mês de dezembro, enviado pelo remetente SAC - Governo da Bahia. A correspondência eletrônica terá o título “Avalie o atendimento da Rede SAC”.  As perguntas abordam tópicos como o grau de satisfação dos usuários com o canal de agendamento, a qualidade do atendimento na recepção e do serviço prestado pelos órgãos parceiros do SAC. Também aferem quesitos como o tempo de atendimento, a infraestrutura dos postos, limpeza, climatização, dentre outros aspectos.

A diretora de Gestão da Qualidade do SAC, Bruna Santiago, explicou que a pesquisa de Satisfação é uma estratégia utilizada para fortalecer o relacionamento com o cidadão e mensurar o seu nível de contentamento com o serviço prestado pela Rede.  “Esse tipo de interação funciona como uma política de valorização da opinião dos usuários do SAC e também vai nos permitir identificar pontos de aprimoramento, como instrumento de busca permanente pela qualidade e pela excelência de nossos processos”, acrescentou Santiago.  

Os dados da pesquisa vão ser analisados de forma contínua, através de um processo automático que permite uma avaliação mais consistente do serviço prestado pela Rede SAC, conforme explicou Jackson Conceição, coordenador de Pesquisas Especiais e Sistemáticas, vinculada à Diretoria de Pesquisas (Dipeq) da SEI.

Fonte: Saeb

 

 

Empreendedores do turismo da Chapada Diamantina vão ganhar um serviço de teleatendimento com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19. O lançamento do Hub Tele-Empreendedor será por via on-line (plataforma Zoom), nesta quinta-feira (3 de dezembro), às 16h.

A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com as secretarias de Turismo (Setur) e do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex).

Participam também do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-Tech), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


1º/12/2020
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

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