• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, apresenta uma atualização do painel de indicadores Semiárido Brasileiro. Trata-se de um compêndio de dados sociais e econômicos da região definida legalmente como Semiárido. Abrangendo 10 estados brasileiros, o Semiárido concentra uma parcela significativa da população da Região Nordeste.

Além de todos os nove estados nordestinos, o norte de Minas Gerais também faz parte do Semiárido legal. O total de municípios são 1.262, abrangendo 27,8 milhões de habitantes, ou seja, 48,5% da população total do Nordeste e 13,0% do Brasil. Para acessar os demais dados desse dashboard, é só acessar o link

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está lançando um novo mapa interativo de sua série, para ampliar o acesso ao acervo cartográfico estadual. A série Cartografia Interativa da Bahia publica aplicativos de internet para consulta das bases cartográficas de referência e temáticas do seu acervo.

O segundo da série, já disponível no site da SEI, é o da Base Cartográfica de Referência 1:50.000, cujos dados foram produzidos através de convênio de cooperação técnica com a Diretoria do Serviço Geográfico  (DSG) do Exército Brasileiro, contemplando uma área aproximada de 150.000 km² da região Semiárida da Bahia.

Relatório técnico da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) do mês de julho, aponta que mesmo com o avanço da Covid-19, com a alta de casos e mortes que só passou a retrair o com o avanço da vacinação, sete setores da indústria baiana de transformação conseguiram alcançar níveis de produção semelhantes ou até superior ao período pré-pandemia.

Os setores de construção civil, embalado pela busca por reformas em casas e escritórios devido ao fato das pessoas passarem cada vez mais tempo isolados, ajudaram nos resultados positivos do setor, que registrou alta de 6,9% na contratação de trabalhadores formais em comparação com fim de 2020. No entanto, afirma o relatório, é preciso se atentar à alta de juros e à redução no volume de obras de infraestrutura no estado.

Mereceu destaque ainda o setor de couro e calçados, que nos primeiros cinco meses já apresentou crescimento de 41,5%, em um nível acima da fase pré-pandemia, a produção de borracha, que junto ao plástico, teve um crescimento de 31,6% em comparação ao ano passado, além dos setores de bebida e produtos, que químicos também variaram positivamente em 11% e 21,2%, respectivamente.

A Rede D’Or São Luiz S/A comprou mais um hospital na Bahia. A Rede D’Or que estabeleceu uma estratégia de expansão nacional, com o ingresso em novos mercados e que na Bahia já havia adquirido os hospitais São Rafael, Cárdio Pulmonar e Aliança celebrou, através de sua afiliada Hospital Esperança S.A. a compra de 100% do capital social do Hospital Santa Emília, em Feira de Santana, incluindo seus imóveis  por R$ 201 milhões. Deste valor será deduzido o endividamento líquido do grupo. Com a compra do Hospital Santa Emília, a Rede D’Or São Luiz S/A se consolida como o maior grupo do complexo industrial de saúde em atuação na Bahia.

Como segundo maior produtor e exportador de frutas do país, a fruticultura baiana, vem mostrando ser uma das maiores vocações agrícolas do estado. Atualmente a Bahia também se destaca como segundo maior exportador de uva e manga do país. Luminosidade o ano inteiro favorecendo a fotossíntese, área de expansão e disponibilidade de água são alguns dos fatores que fazem com que a área plantada no estado corresponda a 664,4 mil hectares, com produção de 3,2 milhões de toneladas/ano.

Para obter uma melhor cotação de preço, os produtores da região concentram suas exportações no mercado norte-americano, de agosto até meados de novembro e, para o mercado europeu, de meados de novembro até o final de dezembro. Os dados constam do recém-lançado boletim da série Commodities Agrícolas da Bahia, focando no setor da fruticultura. O trabalho da equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), traz dados importantes sobre a situação atual do setor na Bahia, oferecendo comparativos com a produção no Brasil.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

A Bahia gerou 7.604 postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho e consolidou a liderança na região nordeste no acumulado do primeiro semestre deste ano com saldo positivo de 70,1 mil postos. As informações com foco regional, sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho.

O resultado foi bem avaliado pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. “Fico muito satisfeito por constatar mais uma vez o processo de recuperação da nossa economia. Já é possível perceber que os setores gradualmente estão voltando a contratar e tenho certeza que as ações do governo de enfrentamento à pandemia, associadas às ações de desenvolvimento econômico, estão conduzindo a Bahia por um caminho de prosperidade”.

“A Bahia liderou a geração de empregos na região Nordeste no primeiro semestre deste ano e se destacou entre os demais estados do país, como resultado de uma gestão eficiente da pandemia. Com a retomada gradativa e segura das atividades, os diversos setores econômicos estão abrindo novos postos de trabalho e a expectativa é que a tendência de crescimento seja consolidada nos próximos meses”, avaliou o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, quatro apresentaram saldos positivos em junho de 2021: Serviços (+4.094 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.652 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+582 postos) e Indústria geral (+394 postos). Em contrapartida, a Construção (-118 postos) registrou saldo negativo. No grupamento que mais gerou vagas, o de Serviços, destacaram-se as áreas de Atividades Administrativas e Serviços Complementares com a criação de 1.039 postos e Saúde Humana e Serviços Sociais com a geração de 828 posições celetistas.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a Bahia (+70.150 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+172.616 postos) e pelo país (+1.536.717 postos). O estado, que tem a maior força de trabalho da região (6,5 milhões de pessoas – IBGE, PNADC – 2021.1), também ocupou a primeira posição no Nordeste, seguido pelo Ceará (+33.256 postos). No Brasil, o estado baiano está no sétimo lugar, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A capital do estado apresentou saldo positivo em junho (+2.158 postos) e no acumulado do ano (+16.763 postos).

 

Foto: Paula Gróes/GovBa

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está lançando um novo mapa interativo de sua série, para ampliar o acesso ao acervo cartográfico estadual. A série Cartografia Interativa da Bahia publica aplicativos de internet para consulta das bases cartográficas de referência e temáticas do seu acervo.

O segundo da série, já disponível no site da SEI, é o da Base Cartográfica de Referência 1:50.000, cujos dados foram produzidas através de convênio de cooperação técnica com a Diretoria do Serviço Geográfico - DSG do Exército Brasileiro, contemplando uma área aproximada de 150.000 km² da região Semiárida da Bahia. As folhas contêm todas as camadas de informação preconizadas pelas Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV, para a escala 1:50.000, norma atual da Cartografia Nacional, compostas pelas seguintes categorias: Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Administração Pública, Educação e Cultura, Energia e Comunicações, Estrutura Econômica, Hidrografia, Limites, Localidades, Pontos de Referência, Relevo, Saúde e Serviço Social, Sistema de Transporte, Vegetação.

Para o diretor de Informações Geoambientais da SEI, Claudio Pelosi,“com esta nova ferramenta o usuário poderá realizar consultas e análises espaciais simples em áreas de seu interesse, utilizando computadores, tablets e smartphones. Em breve será lançada outra edição para o acervo em escalas 1:25.000, salientou”.
Para conferir  acesse o link

O IV Fórum de Estatística e Ciência de Dados, com o tema “Ciência de dados e Engenharia de dados na tomada de decisões”, realizado pelo Conselho Regional de Estética da 5ª Região (Conre-5), o departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ocorrerá entre os dias 17 a 19 de agosto, na plataforma de streaming YouTube, da SEI Bahia, gratuito com certificação.

O objetivo é criar um ambiente de aprendizado, atualizações e troca de experiências na área de Estatística e Ciência de Dados.

Na sua 4ª edição, o evento que começa na terça-feira (17) iniciara com o minicurso Machine Learning no Python: Do zero ao Deploy com Ricardo Rocha (Flai) das 14h às 17h e Téo Calvo (Gamers Club) ministrará o curso Introdução ao SQL para Estatísticos, das 18h às 21h. O segundo dia do evento (18), segue com a programação de minicursos, onde Athos Damiani (Curso-R ), apresentará Introdução ao TidyModels das 14h às 17h.  Integração entre R e PostGrees  será o último minicurso contemplado por esta edição, no comando de  José de Jesus Filho (Consudata) das 18h às 21h.

O fórum encerra na quinta-feira (19), e traz na programação a palestra "Big Data em governo: Ações do Estado da Bahia" com Jonatas Silva do Espirito Santo (SEI) e a Mesa Redonda: Gestão Ágil de projetos de dados: O Estatístico nas Scrum Team, composta por Bruno Guimarães (Everis), Nathália Demetrio (Itaú) e Talita Costa (Semantix).

As inscrições para o evento são gratuitas. Se inscreva no site do evento: http://fec.sei.ba.gov.br/ 

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/ 

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia

Linkedin https://www.linkedin.com/company/sei-bahia

Fonte: Ascom/SEI

 

 

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates