• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

O décimo segundo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2022, relativo ao mês de dezembro, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estimou a produção estadual de cereais, oleaginosas e leguminosas em 11,4 milhões de toneladas (t), o que representa um crescimento de 8,2% na comparação com a safra de 2021. Este foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.

Em relação ao levantamento do mês anterior, não houve variação do indicador. As áreas plantada e colhida permaneceram ambas estimadas em 3,38 milhões de hectares (ha), o que correspondeu, nas projeções do IBGE, a uma expansão de 5,5% na comparação anual. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,36 t/ha) da lavoura de grãos no estado foi 2,5% superior na mesma base de comparação.

Com a colheita concluída, a produção de algodão (caroço e pluma) obtida foi de 1,35 milhão de toneladas, que representa expansão de 6,4% em relação a 2021. A área plantada com a fibra (290 mil hectares) superou em 8,3% a do ano passado, demonstrando, assim, que houve uma maior disposição de investimento dos produtores diante da melhoria nas condições de mercado.  

O volume colhido da soja foi de 7,2 milhões de toneladas, o que corresponde a 6,0% acima do verificado em 2021. Dessa forma, a safra da oleaginosa atingiu safra recorde pelo terceiro ano consecutivo. A área plantada no estado ficou projetada em 1,8 milhão de hectares (7,2% superior ao observado em 2021).

As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, somaram 2,84 milhões de toneladas, que representa uma expansão de 13,6% na comparação anual. Com relação à área plantada (700 mil hectares), o IBGE aponta uma expansão de 4,5% em relação à da safra passada. A estimativa da primeira safra do cereal foi de 2,2 milhões de toneladas, sendo 15,3% superior à de 2021. Já o prognóstico para a segunda safra ficou mantido em 650 mil toneladas - crescimento de 8,3% em relação à colheita do ano anterior.

Já a lavoura do feijão totalizou 244 mil toneladas, representando avanço de 28,9% na comparação com a safra de 2021. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estimou-se que a primeira safra da leguminosa (145,6 mil toneladas) foi 41,3% superior à de 2021, bem como que a segunda safra (98,3 mil toneladas) teve uma variação positiva de 14,1%, na mesma base de comparação.

Confira o boletim completo no site da SEI: www.sei.ba.gov.br.

Fonte:ASCOM/SEI
20/01/2023

Boa notícia para a produção científica na Bahia. As duas revistas publicadas semestralmente pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), subiram na classificação do Qualis-periódicos, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As revistas Conjuntura & Planejamento (C&P) e Bahia Análise & Dados (BA&D), ambas editadas pela SEI, passaram às notas B1 e B3, respectivamente, crescendo em relevância para a divulgação científica em suas áreas de avaliação.

A informação foi divulgada pela Capes, órgão do Ministério da Educação responsável por aferir a qualidade da pós-graduação no país.

Nesta revisão do Qualis, os periódicos passam a ter uniformidade de classificações em suas áreas. A revista Conjuntura & Planejamento, que passou à classificação B1, foi avaliada nas áreas de Arquitetura, urbanismo e design; Ciências ambientais; Economia; Engenharias II; Geociências; Interdisciplinar; Planejamento urbano e regional / Demografia.

A revista Bahia Análise & Dados passou à classificação B3 e suas áreas foram: Administração pública e de empresas; Ciências contábeis e turismo; Biodiversidade; Ciências ambientais; Economia; Educação; Engenharias I; Engenharias III; Geociências; Geografia; Interdisciplinar; Planejamento urbano e regional / Demografia; Saúde coletiva; e Sociologia.

Interessados em consultar a nova classificação podem visitar a Plataforma Sucupira, em https://sucupira.capes.gov.br/ (opção Qualis).

O acesso é público, sem necessidade de login. A lista divulgada foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação. Os dados foram informados e homologados ao longo do último quadriênio de 2022.

Fonte:ASCOM/SEI
20/01/2023

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), reuniu, na manhã de hoje (19), autoridades, gestores e técnicos do Estado, no lançamento dos resultados da primeira edição do projeto Pensar a Bahia. Coordenado pela SEI, com a participação de mais de 25 instituições, o evento apresentou resultados de trabalhos nas áreas de Logística de Transportes, Cadeias Globais de Valor e Inserção da Bahia, Captação de Recursos, Agricultura Familiar e Economia de Baixo Carbono, o intuito de nortear ações governamentais e dar subsídio a políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento baiano. 

O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, dos secretários estaduais Cláudio Peixoto (Seplan), Roberta Santana (Sesab), André Joazeiro (Secti), Davidson Magalhães (Setre) e Ângelo Almeida (SDE), e da Procuradora Geral Adjunta da Procuradoria Geral do Estado, Patrícia Saback. 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reforçou a importância estratégica do trabalho da SEI para o desenvolvimento do estado. “Este projeto é um importante vetor que ajudará não somente o Governo e os poderes públicos em geral, mas também a comunidade acadêmica, que dele se servirá para a elaboração de pesquisas contribuintes com a área pública”, disse. “Estejam preparados para quatro anos de muito trabalho e dedicação a uma governança voltada para o combate à fome e ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, salientou, ao tempo em que fez agradecimentos ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O anfitrião do evento, José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, explicou que o objetivo principal do projeto Pensar a Bahia consiste em gerar apontamentos para uma estratégia de desenvolvimento a médio e longo prazo, objetivando oferecer insumos relevantes para a elaboração das estratégias para redução das desigualdades sociais, enfrentar a pobreza e fomentar o crescimento econômico com preservação ambiental. “A segunda edição do projeto Pensar a Bahia terá como eixo o combate à fome e à insegurança alimentar no nosso estado, com vistas a dar subsídio à elaboração de políticas públicas para o programa Bahia Sem Fome, alinhado com as prioridades do Programa de Governo”, acrescentou.

O próximo Plano Plurianual (PPA) foi abordado pelo secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, que salientou o trabalho da Seplan de revisão dos planos estratégicos e a transversalidade dos temas do Pensar a Bahia no próximo PPA. “Os temas tratados no projeto Pensar a Bahia conformam dezenas de políticas e programas do PPA. São discussões profundas, capazes de transformar a vida das pessoas”. Peixoto acrescentou que “a plataforma virtual do projeto da SEI concentra as melhores cabeças do Estado, que aportam seu conhecimento e seu saber para o desenho de políticas publicas".

Coordenado pelo diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, o Pensar a Bahia surgiu através de discussões com ampla participação, “em um esforço para que os métodos e formas de pensar o desenvolvimento fossem modernizados”. 

“Na logística, por exemplo, os resultados mostram que é possível utilizar a força da macro região de Salvador para atrair fluxos de cargas, ligando regiões, e difundir isso para nós logísticos com consequências para outras regiões da Bahia. Da mesma forma, a gente está associando a questão do meio ambiente com a pobreza, de forma que seja possível atrair investimento para o meio ambiente e favorecer a produção da agricultura familiar”, disse.

Os resultados foram apresentados por colaboradores em cada área: Handerson Leite, diretor-geral da Fapesb, José Augusto Tosato, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da SDR, Rita Pimentel, assessora técnica da SEI, Aline Virgílio, especialista em Estudos Estratégicos da SEI, e Urandi Freitas, coordenador de Estatística da SEI. 

O Pensar a Bahia é um projeto inovador capitaneado pela SEI, articulado por meio da Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab,  no endereço pensarabahia.estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br, que conta com a participação de 253 especialistas de mais de 25, incluindo órgãos estaduais, como as secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Casa Civil, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento ocorreu no Auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia. Os resultados já estão disponíveis para acesso do público.

Fonte:ASCOM/SEI
19/01/2023

Mais de 25 instituições colaboraram para os resultados que serão apresentados nesta primeira edição do projeto.

Nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 10h, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), reúne autoridades e gestores públicos para tratar dos rumos de áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. Na oportunidade, os primeiros resultados do projeto Pensar a Bahia, desenvolvido ao longo do ano de 2022 sob a coordenação da SEI, serão apresentados com o intuito de nortear ações governamentais e dar subsídio a políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento baiano.

O evento será realizado no Auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, e a participação de gestores e autoridades do Estado. 

O Pensar a Bahia foi articulado por meio da Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab, acessível no endereço estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br, com a participação de especialistas de mais de 25 instituições, incluindo órgãos estaduais, como as secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Casa Civil, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). 

Também colaboraram representantes de instituições de ensino, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as estaduais de Santa Cruz (UESC) e do Sudoeste da Bahia (UESB), a Unifacs e Fundação Dom Cabral, e importantes instituições estratégicas, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), a Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Estruturado no início do ano de 2022 e lançado no presente contexto de transição governamental, o projeto Pensar a Bahia surgiu da necessidade de diálogos e reflexões propositivas sobre temas considerados estratégicos para o desenvolvimento do estado. Nesta edição, serão apresentados resultados para os temas: Logística de Transportes, Agricultura Familiar; Economia de Baixo Carbono; Captação de Recursos; e Cadeias Globais de Valor e Inserção da Bahia. 

O quê: Lançamento Pensar a Bahia – Apontamentos para o desenvolvimento da Bahia
Quando: 19 de janeiro de 2023, às 10h
Local: Auditório da Sesab, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador

Fonte:ASCOM/SEI
18/01/2023

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) sinalizaram, nesta terça-feira (17), a ampliação e formalização de parceria para realização de novos produtos e colaboração técnica entre as instituições. 

O assunto foi tratado em reunião entre o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, os diretores técnicos da SEI Jonatas Espírito Santo (de Pesquisas), Armando Castro (de Indicadores e Estatística) e Cláudio Pelosi (de Geoinformação), com respectivas equipes técnicas, e a equipe que representou a Superintendência de Controle Externo do TCM-BA, entre eles o diretor da 3ª Diretoria de Controle Externo, o auditor Vitor Maciel, o assessor da superintendência, Joubert da Silva Neto, e os auditores de Controle Externo André Rego e Gabriela Mendes.  

A iniciativa do TCM-BA de solicitar a institucionalização da parceria – que já acontece com a publicação bianual do Perfil Financeiro dos Municípios Baianos –, tem como principal demanda o apoio intelectual da SEI na construção e aprimoramento de metodologias científicas de indicadores de Avaliação de Políticas Públicas. O objetivo comum dos órgãos é avançar na avaliação da qualidade do gasto público. 

O auditor André Rego sinalizou o interesse nos conteúdos da SEI: “estudos e análises dos dados econômicos, sociais e demográficos dos municípios baianos são de grande relevância para o desenvolvimento do nosso trabalho”. A equipe destacou ainda a necessidade de capacitações técnicas a partir dos conhecimentos desenvolvidos na SEI.

“É importante que a SEI seja uma parceira do Tribunal e que sua contribuição valorosa seja reconhecida e formalizada. As informações e metodologias da SEI darão respaldo às nossas orientações e decisões”, disse o diretor Vitor Maciel.

O diretor da SEI, José Acácio, sinalizou positivamente ao pedido, que será viabilizado por meio da formação de um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver um acordo de cooperação técnica. “É de grande interesse da SEI oferecer sua expertise, sobretudo quando isso contribui para a transparência e a responsabilidade nos gastos públicos e envolve uma instituição de grande valor que é o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia”, disse.

Fonte: ASCOM/SEI
17/01/2023.

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates