• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) apontou crescimento de 4,9% em março de 2023, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).

Duas das seis variáveis que compõem o indicador puxou o índice para cima, com destaque para Passageiros de ônibus urbanos (16,8%), que apontou a variação positiva mais expressiva, seguida por Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (16,1%), depois Carga portuária (2,7%), e Combustíveis (2,3%). Em contrapartida, as contribuições negativas vieram de Consumo de energia elétrica (-2,4%), seguida por Passageiros de ônibus intermunicipais (-0,9%).

O indicador avançou 1,2%, em relação a março de 2022. Ampliou 1,6% quando comparado com o primeiro trimestre de 2022. E, avançou 8,3% no acumulado dos últimos doze meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 22/05/2023

Em março de 2023, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou aumento de 5,6% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado aumento em fevereiro com taxa de 4,9%. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 0,7%. No primeiro trimestre de 2023, o setor industrial acumulou taxa negativa de 5,2% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses acumulou taxa positiva de 0,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).           

Na comparação de março de 2023 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou aumento de 0,7%, com cinco das 11 atividades pesquisadas assinalando avanço da produção. O segmento de Derivados de petróleo (17,0%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de óleo diesel,gasolina e nafta. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (13,4%), Couro, artigos para viagem e calçados (6,9%), Produtos alimentícios (1,3%) e Bebidas (5,4%). Por sua vez, o setor Extrativo (-43,5%) registrou a maior contribuição negativa, devido principalmente à queda na produção de óleos brutos de petróleo e gás natural. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Celulose, papel e produtos de papel (-31,0%),Borracha e material plástico (-5,5%), Produtos químicos (-1,8%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,4%) e Minerais não metálicos (-1,3%).   

No acumulado de janeiro a março de 2023, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 5,2%. Oito dos 11 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento Extrativo (-44,4%) que registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de óleos brutos de petróleo e gás natural. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Derivados de petróleo (-3,4%), Produtos químicos (-5,7%), Celulose, papel e produtos de papel (-9,2%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-14,7%), Borracha e material plástico (-2,2%), Minerais não metálicos (-4,1%) e Couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%). Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (6,4%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de leite em pó, manteiga de cacau e carne de bovinos. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Bebidas (11,8%) e Metalurgia (3,1%). 

No indicador acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 0,6%. Quatro dos 11 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento de Derivados de petróleo (13,4%) que exerceu a principal influência positiva no período. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Celulose, papel e produtos de papel (1,1%), Minerais não metálicos (4,3%) e Bebidas (2,9%). Por outro lado, Metalurgia (-28,1%) registrou a maior contribuição negativa. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Extrativa (-22,0%), Produtos alimentícios (-5,8%), Produtos químicos (-2,2%), Borracha e material plástico (-3,8%) e Couro, artigos para viagem e calçados (-0,1%).   

Comparativo regional 

 O aumento da produção industrial nacional, com taxa de 0,9%, na comparação entre março de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhado por nove dos 17 estados pesquisados, destacando-se as principais taxas positivas assinaladas por Amazonas (23,5%), Mato Grosso do Sul (8,6%) e Minas Gerais (7,3%). Por outro lado, Rio Grande do Sul (-6,5%), Goiás (-5,3%), Santa Catarina (-3,1%) e São Paulo (-2,4%) registraram as maiores variações negativas nesse mês. 

Acesse o boletim completo.  

Fonte: Ascom/SEI

Data: 22/05/2023

O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 0,7% em março de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios cresceram 0,8%. Na relação a igual mês do ano anterior, a ampliação nas vendas foi de 6,1% e 3,2% para a Bahia e o Brasil, respectivamente. No trimestre, as taxas também foram positivas em 3,6% e 2,4% tanto no âmbito estadual, como no federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

O comportamento das vendas, em março, se deve a valores mais altos para o Novo Bolsa Família em vigor a partir de março com o pagamento de R$ 600,00 e mais R$ 150,00 por crianças de até seis anos de idade e das contrações formais de mão de obra com menor nível de escolaridade nos setores de serviços e construção civil. Esses fatores resultaram numa melhora da percepção da situação atual e das expectativas para os próximos meses. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) o índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 2,5 pontos em março, passando para 87,0. Entretanto, o cenário econômico ainda é incerto dado às altas taxas de juros, resiliência da incerteza e desaceleração do mercado de trabalho, bem como elevados níveis de endividamento e inadimplência no mercado.

Atividade 

Por atividade, em março de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de março de 2022, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (44,2%), Combustíveis e lubrificantes (24,4%), Tecidos, vestuário e calçados (12,5%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,1%), e Móveis e eletrodomésticos (0,4%). Os demais segmentos registraram comportamento negativo, são eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,8%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,9%). No que diz respeito aos subgrupos, verificam-se que as vendas de Hipermercados e supermercados e Eletrodomésticos cresceram 5,4% e 4,6%, respectivamente. Já a de Móveis recuou em 3,0%.

Na série sem ajuste sazonal, o segmento de Combustíveis e lubrificantes, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, e Tecidos, vestuário e calçados registraram as maiores influências positivas para o setor. O comportamento do primeiro pode ser atribuído ao aumento de fluxos de veículos em circulação, a despeito da pressão dos preços, dado ao retorno das atividades escolares. O segundo tem no abrandamento dos preços praticados na atividade a sua principal explicação, já que comercializam produtos de primeira necessidade. Já o terceiro foi influenciado pela desaceleração dos preços verificados no ramo. De acordo com os dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou nos meses de fevereiro e março de 2023, para o item vestuário taxas de -0,49% e -0,78%, respectivamente, em Salvador/BA.

Por outro lado, a influência negativa para o setor veio do comportamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico. Esse ramo engloba diversos segmentos como lojas de departamento, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., que comercializam, principalmente, produtos de menor valor agregado, sendo influenciado pelo comprometimento na renda do consumidor.

O segmento Veículos, motos, partes e peças registrou expansão de 7,6% nas vendas em relação à igual mês do ano anterior. Nesse mês, o segmento volta a crescer, após onze meses em queda. Para a análise dos últimos 12 meses a taxa foi positiva em 19,9%.

Acesse boletim completo no site da SEI.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 17/05/2023

De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o volume de serviços na Bahia marcou crescimento 2,3% em março de 2023 em comparação a fevereiro de 2023 e expandiu 9,6% em comparação a março de 2022. O indicador acumulado do ano ampliou 8,7%, tendo o indicador acumulado dos últimos 12 meses um aumento de 6,0%.

A Bahia manteve a tendência de crescimento iniciada em dezembro do ano passado e registrou a quarta taxa positiva (2,3%) consecutiva acumulando ganho de 9,2%. Esse resultado é confirmado pelo aumento da demanda e pela volta plena das atividades presenciais de serviços.

Em relação ao mês anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 9,6%, onde todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de outros serviços (16,7%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (16,1%), depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,2%), Serviços prestados às famílias (2,3%), e Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,3%).

 O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 1,8% em março de 2023

Na mesma pesquisa, a receita nominal das atividades turísticas apresentou um crescimento de 1.8% quando comparada a fevereiro de 2023 e expandiu 12,1% em comparação a março de 2022. O indicador acumulado do ano ampliou 27,1% e apresentou um aumento de 35,0% no indicador acumulado nos últimos 12 meses.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o Brasil cresceu 6,6%, 24ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; agências de viagens; hotéis; serviços de bufê; rodoviário coletivo de passageiros; e atividades de artes cênicas e espetáculos. Houve alta em nove das 12 unidades da Federação onde o indicador é investigado, com destaque para Minas Gerais (23,2%), Paraná (17,4%), Bahia (12,1%) e São Paulo (4,7%). Já variações negativas foram em Pernambuco (-1,2%), Rio Grande do Sul (-0,2) e Espírito Santo (-0,1%).

Leia o  boletim completo no site. 

Fonte: Ascom/SEI

Data: 17/05/2023

 

Amanhã, dia 17 de maio, o Governo do Estado realiza a abertura do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. O evento segue até o dia 19, reunindo representantes dos governos chinês e baiano, setores empresariais e exportadores da Bahia, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no estado.

O encontro acontece no Gran Hotel Stella Maris (Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 200, Stella Maris, Salvador), com cerimônia de abertura nesta quarta-feira (17), às 19h. A programação segue quinta-feira com conferências e painéis, das 8h às 17h30, incluindo Conferência sobre Cidades Inteligentes, painel sobre Logística de transporte como fator de desenvolvimento regional e painel sobre Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono. Dia 19, o fórum prossegue das 8h às 13, com mesas de negócios com empresas chinesas e baianas.

Este evento tem como objetivo fomentar a produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, mediante encontros estratégicos entre representantes da China com o Governo do Estado da Bahia, investidores, pesquisadores e especialistas. O evento deve reunir representantes de setores empresariais e comerciais da Bahia e especialistas convidados nas áreas em discussão.

Também participam representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD/Banco do BRICS), Banco Mundial, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O fórum é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação  (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infratestrutura (Seinfra).

Todo o evento será transmitido online no Youtube pelo canal da SEI Bahia (@SEIBAHIA). Também haverá transmissão para a China, de onde devem acompanhar dirigentes e pesquisadores da Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong. Durante o evento, a SEI e a Academia de Shandong assinam Memorando de Entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes.

PROGRAMAÇÃO

Fonte: Ascom/SEI

Data: 16/05/2023

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates