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Está disponível no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a nova edição da revista Bahia Análise & Dados (BA&D), com o tema Análise e avaliação de políticas públicas.

A avaliação da política pública é um processo essencial para garantir que as ações do governo atendam efetivamente às necessidades da sociedade. Envolve a análise deliberada da validade das propostas para a ação pública, bem como a avaliação do sucesso ou falha de projetos implementados. A distinção entre avaliação ex-ante (anterior à implementação) e avaliação ex-post (posterior à implementação) é crucial para compreender os diferentes momentos de análise e ajuste das políticas públicas. Além disso, a avaliação formativa ou o monitoramento durante o processo de implementação permite realizar ajustes imediatos para garantir a eficácia das políticas em andamento.

 A edição inclui um estudo detalhado sobre a avaliação e implementação da política pública de segurança no Brasil e outros importantes estudos sobre: assimetrias de rendimento da Região Nordeste; matriz de competências como ferramenta de apoio à gestão da política de enfrentamento ao racismo, promoção da igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais e originários; Rio Catolé e sua ponte; avaliação de políticas culturais; fluoretação da água no Brasil; medidas de enfrentamento à pandemia nos municípios do Brasil e sobre as implicações dos trotes recebidos pelo Centro Integrado de Comunicação na Região Metropolitana de Salvador.

Com esse estudo a SEI busca estimular o debate local sobre a avaliação de políticas públicas, abrindo um canal de diálogo para compartilhar ideias e promover uma troca construtiva de perspectivas. A intenção é fomentar pesquisas na área, visando aprimorar a efetividade das políticas públicas no estado da Bahia e contribuir para o enriquecimento do conhecimento e o desenvolvimento de estratégias mais eficientes no âmbito público.


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Data: 25/01/2024

Fonte: Ascom/SEI

A nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 108, com o título Balanço Hídrico Climatológico do Estado da Bahia acaba de ser lançada e está disponível no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Com a retomada do estudo, a nova publicação disponibiliza uma extensa série de dados climáticos e informações processadas, abrangendo o período de 1° de janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2020. Esses dados são oriundos de 44 estações, das quais 15 são automáticas, captando dados a cada hora, 29 são convencionais, com três leituras diárias, todas provenientes do instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Adicionalmente, foram analisados e verificados os dados de 122 postos pluviométricos de diversas instituições disponibilizados no site do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), garantindo assim a consistência das informações.

 Na produção do balanço hídrico climatológico do estado da Bahia e seus produtos, a SEI utilizou técnicas de inteligência artificial para o cálculo automatizado de dados, registrados entre os anos de 1991 a 2020, dos postos pluviométricos e estações meteorológicas automáticas e convencionais situados no território baiano, bem como as implantadas nas fronteiras da Bahia com outros estados da federação. Os dados foram processados por um modelo preditivo desenvolvido pela Diretoria de Informações Geoambientais (Digeo) através da Coordenação de Recursos Naturais e Ambientais (CRNA) com o uso da linguagem de programação R, ferramenta estatística com amplo poder de processamento, empregada no tratamento e análise de um grande volume de informações.

Além de conteúdos escritos, a nova SEP inclui mapas de Tipologia Climática produzidos segundo os Sistemas de Classificação de Thornthwaite (1948) e Thornthwaite e Mather (1955 apud AMORIM NETO, 1989), através do Índice Hídrico (Ih), Índice de Aridez (Ia), Índice de Umidade (Iu) oriundos do BHC, bem como o Sistema Köppen-Geiger, que categoriza as zonas climáticas com base na vegetação local e na quantidade e distribuição de precipitação anual e da temperatura anual e mensal. Complementando ainda, os mapas de Pluviometria (isoietas) e Temperatura (isotermas).

Foram produzidos um total de 964 balanços hídricos climatológicos disponibilizados em forma de tabelas e gráficos, de acordo com a capacidade de água disponível, a saber: 75mm; 100mm; 125mm e 200mm.

A presente publicação contribui para suprir uma lacuna de informação atualizada sobre essa temática, reafirmando o compromisso da SEI, diante de um dos maiores desafios da sociedade contemporânea "a crise climática" com impactos diretos, como catástrofes naturais, e indiretas, como a escassez de água e a insegurança alimentar.

Esses estudos poderão propiciar a análise de medidas de mitigação ou adaptação, dando suporte à tomada de decisões pelo poder público.

Acesse agora a publicação e saiba mais sobre os dados apurados.

Data: 24/01/2024

Fonte: Ascom/SEI

O volume das atividades turísticas na Bahia, no 3º trimestre de 2023, expandiu 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 11,9% em 2022, na mesma base de comparação. Esse resultado é a terceira maior variação já registrada na série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 6,5%. 

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (22/01), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 10,8% no terceiro trimestre de 2023 contra o mesmo trimestre de 2022, impulsionado pelo aumento da movimentação registrada nos aeroportos de Salvador (21,8%) e Vitória da Conquista (31,1%). Somente no terceiro trimestre o fluxo em voos internacionais na Bahia contabilizou próximo de 79 mil passageiros, com expansão de 65,4% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Esse é o segundo melhor resultado em valor absoluto após a pandemia.

Os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia registraram incremento de mais de 916 mil veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 5,2%, em relação ao terceiro trimestre de 2022, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizada pelas três concessionárias que administram as rodovias baianas

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) próximo de R$ 992 milhões referente as Atividades Características do Turismo no terceiro trimestre de 2023, com expansão nominal de 15,6% em relação ao ano de 2022. Esse resultado foi impulsionado por mais de 70% das atividades investigadas.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 64,95% no terceiro trimestre de 2023, valor superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (59,3%). Esse resultado é superior 5,6 p.p. em relação ao ano de 2022. É importante ressaltar, que essa é a segunda melhor taxa média registrada em toda a série histórica nessa comparação. A primeira (64,97%) foi registrada no ano de 2018.

Aproximadamente 12 mil veículos adicionais passaram pelo Sistema Ferry-Boat, na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no terceiro trimestre de 2023, o que representa uma expansão de 6,1% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Pelo mesmo sistema, passaram a mais 77 mil passageiros, representando crescimento de 6,8% na mesma análise comparativa

O setor de turismo incorporou 2.203 novos postos de trabalho com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.173 vagas), Hotéis e similares (+298 postos) e Transporte rodoviário de táxi (+201 vínculos). Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos (+699 vagas).

É importante destacar que o setor do turismo na Bahia, especificamente no terceiro trimestre de 2023, foi impulsionado pelos aumentos de receita nos ramos de organização de eventos, locação de automóveis, transporte rodoviário de táxi, restaurantes, hotéis, agências de viagens, e transporte rodoviário coletivo de passageiros. Os investimentos das empresas públicas e privadas para a realização das festas populares e religiosas na Bahia, nesse período, como a Romaria do Bom Jesus da Lapa, a Novena de Santa Dulce dos Pobres, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, as comemorações de São Bartolomeu e outras, movimentaram o turismo religioso. A ampliação das rotas de voos e a atração dos grandes congressos foram fatores que contribuíram positivamente para o bom desempenho do turismo no estado da Bahia.

A expectativa é de manutenção do crescimento do setor de Turismo para o quarto trimestre, com taxa igualmente expressiva, com a realização das festas populares e religiosas nesse período, a exemplo da Novena de Santa Luzia, da Festa de Santa Bárbara, da novena em honra a Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, entre outras. Além disso, as festas natalinas e de virada de ano realizadas em Salvador e em grande parte dos demais municípios baianos também contribuem consideravelmente para o excelente desempenho do setor. Assim como, a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2023 e 2024, com estimativa de atrair grande quantidade de turistas para a capital baiana.

Acesse o boletim completo.

Data: 22/01/24

Fonte: Ascom/SEI

As vendas do varejo baiano registraram retração de 2,2% no mês de novembro de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal – enquanto o cenário nacional apresentou estabilidade (0,1%). Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas na Bahia expandiram 4,0%, sendo o décimo terceiro mês consecutivo positivo e sétimo melhor resultado do país. No Brasil, na mesma base de comparação, as vendas expandiram em 2,2%.

No acumulado do ano, as variações também foram positivas em 5,0% e 1,7%, respectivamente, nos âmbitos estadual e federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Em novembro, a retração verificada nas vendas na comparação ao mês de outubro/2023 resulta de uma suave queda no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas que cedeu 0,2%. Esse comportamento impactou negativamente na Black Friday nesse ano. Já em relação ao ano anterior, a expansão nas vendas do varejo em novembro revela que o setor segue influenciado por fatores positivos como a pressão atenuada dos preços, a despeito dos juros ainda permanecerem em patamar elevado, e queda do nível de endividamento. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em novembro/2023 houve redução do número de famílias endividadas chegando a 76,6% das famílias.

Outro aspecto a ser ressaltado é o aumento do emprego. De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no mês de novembro de 2023, a Bahia gerou 7.374 postos de trabalho com carteira assinada. Assim, com a resilência do mercado de trabalho, programas voltados para a quitação de dívidas e deflação dos preços dos produtos, o estímulo para o aumento do consumo deve continuar.

Por atividade, em novembro de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de novembro de 2022, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Combustíveis e lubrificantes (9,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,7%), Tecidos, vestuário e calçados (3,9%) e Móveis e eletrodomésticos (0,1%). Os demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-23,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-43,6%).

Na série sem ajuste sazonal, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Combustíveis e lubrificantes e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos exerceram as maiores influências positivas para o setor. O comportamento do primeiro é atribuído à deflação verificada no grupo de alimentos e bebidas, de acordo com os dados do IBGE.

Combustíveis e lubrificantes volta a registrar crescimento nas vendas. O seu comportamento foi influenciado pela queda verificada nos preços dos combustíveis, principalmente para os preços da gasolina, que registrou deflação de 3,57% de acordo com o IPCA de novembro, bem como o efeito base, uma vez que em igual período do ano anterior houve expansão de 19,0%.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foi o terceiro com maior influência para as vendas no setor. O seu comportamento se justifica pela deflação verificada nos bens de alguns produtos comercializados pela atividade e em função do efeito renda, uma vez que houve aumento do emprego.

 

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

O comércio varejista ampliado denominado de Atacado Selecionado e Outros e que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou expansão de 6,2% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses houve crescimento de 1,5%.

O segmento Veículos, motos, partes e peças registrou taxa positiva de 11,6% nas vendas em relação à igual mês do ano anterior. Nesse mês de novembro, as vendas no segmento se intensificaram, refletindo o lançamento de novos modelos, a disponibilidade do crédito e a base de comparação deprimida em relação a novembro de 2022. Para a análise dos últimos 12 meses a taxa foi negativa em 4,1%.

Em relação a Material de construção, a expansão nos negócios foi de 28,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Esse movimento é atribuído ao efeito base, pois em igual mês do ano passado a taxa foi negativa em 9,8%, ao arrefecimento dos preços dos produtos comercializados no ramo, geração de emprego e elevação real da massa salarial. Para o acumulado dos últimos 12 meses houve expansão de 7,9%.

Quanto ao segmento de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo foi registrado expansão de 6,0%. O crescimento verificado nas vendas nesse segmento se deve ao efeito da atenuação da inflação. Para o acumulado do ano a taxa foi negativa em 5,2%.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 17/01/24

 

Em novembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com outubro, retraiu 0,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na comparação com novembro de 2022, o setor cresceu 6,0%.

Na comparação mensal, a Bahia não acompanhou o comportamento da média nacional (0,4%) e perdeu parte da expansão de 1,5% registrada no mês de outubro. Entre os onze resultados apresentados no ano de 2023, essa é a quinta queda registrada para esse tipo de comparação.

Na comparação com novembro de 2022, o crescimento de 6,0% foi puxado por todas as cinco atividades pesquisadas, com destaque para Serviços profissionais, administrativos e complementares (17,1%), que contabilizou a variação mais expressiva, Serviços de informação e comunicação (6,3%), Serviços prestados às famílias (3,6%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,9%) e Outros serviços (1,5%). Nessa análise, cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-0,3%).

Na comparação com o acumulado dos onze primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 6,9%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (12,8%), seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,9%), Serviços prestados às famílias (8,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,2%) e Outros serviços (2,0%). Nessa análise cabe também destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (2,7%).

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período anterior, o setor ampliou 6,7%, e todas as cinco atividades cresceram, com destaque para Serviços de informação e comunicação (11,3%), Serviços prestados às famílias (7,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), Outros serviços (5,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,0%). Mais uma vez o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,0%).

 O volume das atividades turísticas caiu 7,0% em novembro de 2023 na Bahia

Em novembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil caiu 2,4% ante o mês imediatamente anterior, segundo resultado negativo consecutivo, período em que registrou uma perda acumulada de 3,4%. Em termos regionais, dez dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de queda verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (-7,0%) apontou a segunda variação negativa mais expressiva entre os locais.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de novembro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 2,8%. Em termos regionais, sete dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (1,8%) apontou a quinta variação positiva mais expressiva.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,5%, nos onze primeiros meses do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise, cabe destacar que a Bahia (12,6%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,9%, nos últimos doze meses, frente a igual período do ano anterior. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (11,8%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

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Fonte: Ascom/SEI
Data: 16/01/24


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