SEI apresenta resultados de trabalhos em quatro Territórios de Identidade

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) reuniu, nesta quinta-feira (22), representantes de quatro territórios de identidade para apresentar o resultado dos trabalhos realizados nas divisas intermunicipais do estado. Pela manhã, os resultados apresentados foram referentes aos territórios de Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande. Durante a tarde, foi a vez dos territórios de identidade do Extremo Sul e Costa do Descobrimento. O encontro ocorreu no Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Geraldo Reis, diretor-geral da SEI, descreveu o andamento do trabalho de atualização cartográfica dos limites territoriais, indicando quais territórios já estão com o trabalho já finalizado (Vitória da Conquista e Itapetinga) e quais possuem projetos em trâmite na Assembleia Legislativa (Sertão Produtivo, Litoral Sul, Velho Chico). Reis apresentou ainda os trabalhos em fase de apresentação de resultados, além dos territórios em processo de realização de trabalhos. Em seguida, o diretor-geral da SEI discorreu sobre os resultados averiguados para cada território.

Os técnicos da SEI e do IBGE responsáveis pelos trabalhos nas divisas também fizeram considerações e esclareceram dúvidas. Os representantes dos municípios, após as apresentações, puderam comentar os resultados. O deputado João Bonfim, responsável pela Lei de nº12.057, de onze de janeiro de 2011, que dispõe sobre a atualização das divisas intermunicipais da Bahia, também esteve presente na reunião. Até o momento, o trabalho de atualização das divisas intermunicipais já foi realizado em 56% da área do estado, e , ao todo, em 177 municípios.