• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI divulga estudo Padrão de vitimização de suicídios na Bahia em 2019

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou em primeira mão, no jornal A Tarde da última quinta-feira (10), o estudo Padrões de vitimização de suicídios na Bahia, em 2019. Trata-se de uma análise dos registros de lesões autoprovocadas voluntariamente. O suicídio é um fenômeno polissêmico que envolve além de aspectos biológicos, fatores sociais, psicológicos e ambientais, sendo considerado tema tabu em muitas sociedades. Acrescenta-se que o contexto social, histórico e cultural no qual o indivíduo está inserido é importante para análise dos suicídios, haja vista que, muitos eventos que terminaram de maneira fatal foram estimulados pelas condições do ambiente. A publicização de dados sobre o tema podem auxiliar na ampliação do debate sobre a problemática, e auxiliar na redução dos impactos desse mal social.

Na Bahia, em 2019, os suicídios tinham um impacto reduzido quando comparados ao número de outras unidades da federação. Foram registrados 630 suicídios no estado. Porém, esse número mostra uma tendência crescente de casos durante os últimos dez anos. Em relação à 2018, esse aumento de casos foi de 11,7%. E a taxa de vitimização em 2019 foi de 4,2 suicídios a cada 100 mil habitantes, classificando o estado como uma das cinco menores taxas do Brasil. E entre as principais caracterizações, destaca-se que o enforcamento era a principal causa com 71,6% dos casos.

Do ponto de vista da ação estatal, a compreensão do suicídio como problema social passa pelos limites da intervenção pública para manutenção da estrutura social. Desta forma, torna-se importante reconhecer se há frequência de alguns fatores abstratos (histórico de problemas mentais, tentativas anteriores de suicídio, violência de gênero e abusos sexuais) e concretos (acessibilidade a pesticidas e produtos químicos, incidência de armas, consumo de álcool e drogas, etc.) e o impacto destes na gênese desse problema. E por último, saber se o Estado possui instrumentos para intervir nessas ocorrências, de forma direta ou indiretamente, com o apoio da sociedade.

Considerando o impacto que as condições ambientes podem ter na ocorrência de suicídios e a atual ruptura social vivenciada pela humanidade em decorrência do novo coronavírus, a expectativa é de que ocorra um aumento no número de casos, sobretudo nos meses de vigência das medidas legais mais duras para manutenção do status de isolamento social obrigatório. Além dos impactos econômicos em decorrência das determinações para fechamento de serviços considerados não-essenciais durante a pandemia, é inegável a existência de problemas psicológicos não só em decorrência do isolamento social per si, mas também de indivíduos hospitalizados por apresentarem sintomas mais graves da Covid-19. Acredita-se que ocorrerá um aumento no número de tentativas e casos de suicídio na Bahia em 2020.


Dashboard Suicídios na Bahia 2019
Arquivo PDF

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates