Confira os destaques dos impactos da Covid-19 na Conjuntura Econômica da Bahia

Dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) indicaram que o PIB da Bahia apresentou queda de 8,7%, no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2020, a maior queda da série histórica. A agropecuária foi o destaque positivo com expansão de 7,3%, evitando uma retração ainda maior no PIB baiano no segundo trimestre. Os dois setores com maior peso na Bahia foram os responsáveis pelo resultado negativo da atividade econômica do estado: indústria (-6,7%) e serviços (-11,5%). O auge da pandemia do coronavírus ocorreu exatamente no segundo trimestre, em que o distanciamento social impediu que as atividades de comércio e de serviços funcionassem nesse período.

O comércio varejista e as atividades de serviços registraram taxas negativas em todos os meses do segundo trimestre, afetando significativamente o resultado do PIB da Bahia. No primeiro semestre, o resultado negativo foi amenizado pela estabilidade do primeiro trimestre, com retração de 4,4%. A Agropecuária variou em 7,5%, a Indústria, em -0,9% e os Serviços, em -6,9%. A única atividade com crescimento verificado, no 1º semestre do ano, foi a eletricidade e água (+9,2%).

O excelente desempenho da Agropecuária contribuiu para uma contração menor do PIB do agronegócio baiano, que registrou -2,4% no segundo trimestre de 2020, participando com 27,1% do PIB total da Bahia – maior nível de participação do agronegócio no PIB baiano. No primeiro semestre, na comparação com o primeiro semestre de 2019, o setor do agronegócio acumulou expansão de 0,3%.

A Bahia segue obtendo notas cada vez mais altas em transparência nos dados sobre a pandemia do coronavírus. O governo baiano vem conferindo prioridade à transparência nos dados sobre a pandemia, tendo implementado, em maio, o  Comitê de Transparência do Enfrentamento ao Coronavírus, e lançado, em junho, a nova versão do Portal Transparência Bahia (www.transparencia.ba.gov.br), sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), por intermédio da Auditoria Geral do Estado (AGE).

No novo portal, que é a principal fonte de pesquisa da Transparência Internacional, as informações sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo estão disponíveis em formato de dados abertos que podem ser baixados e facilmente pesquisados pelos cidadãos.

Os resultados dessa prioridade aparecem na evolução das notas alcançadas pela Bahia. Em julho, o Estado, obteve o conceito Ótimo da Transparência Internacional (TI), com 82,28 pontos, com a nova avaliação divulgada na terça-feira (01/09) não só permanece no topo como chegou aos 87 pontos no ranking que avalia a qualidade das informações públicas sobre as contratações emergenciais destinadas a combater os efeitos da crise sanitária.

"O Estado da Bahia vem ampliando o seu nível de transparência, a partir de uma ação conjunta e articulada entre o Comitê de Transparência das Ações de Enfrentamento ao Coronavírus, a Secretaria da Fazenda, por meio da Auditoria Geral do Estado, a Ouvidoria Geral do Estado e todas as demais instâncias estaduais envolvidas", ressalta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

A cervejaria Cidade Imperial Petrópolis irá investir cerca de R$ 1,2 bilhão na implantação de uma fábrica em Alagoinhas (a 123 km de Salvador). O anúncio foi feito na última  quinta-feira, 3, durante assinatura de protocolo de intenções com Governo do Estado, por meio da SDE.

A unidade se tornará a terceira cervejaria do município, com capacidade de produzir 7,2 milhões hectolitros por ano e geração de 350 empregos diretos. Além de cerveja, bebidas como chopp, energético e água mineral também fazem parte dos produtos da Imperial que serão fabricadas.

Segundo o vice-governador e secretário da SDE, João Leão, o estado possui outros cinco empreendimentos do setor de bebidas implantados ou em fase de modernização. A previsão é investir mais de R$ 87,2 milhões, com oferta potencial de 435 novos empregos. Alagoinhas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barra e Mucugê são os municípios que serão beneficiados.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!