Destaques da semana dos impactos da Covid-19 na Conjuntura Econômica da Bahia

De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia mostrou um tênue crescimento de 0,3% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2019, puxado pela Agropecuária (3,9%) e a Indústria de Transformação (10,9%). Em relação ao quarto trimestre de 2019, sem efeitos sazonais, o PIB da Bahia registrou estabilidade (0,0%). A queda do setor de Serviços (1,8%), pelo seu peso de mais de 70%, evitou um crescimento mais elevado no PIB baiano no primeiro trimestre.

As medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus, que começaram na segunda quinzena de março, não impactaram os resultados do PIB, nesse primeiro trimestre, cujos efeitos econômicos negativos, devem aparecer no segundo e terceiro trimestres.

Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade que representa agricultores da região, os produtores de soja do oeste da Bahia tiveram nesta safra 2019/20 resultados positivos que há tempos não eram registrados. A colheita, já concluída, alcançou seis milhões de toneladas, quase 200 mil toneladas a mais que no ciclo 2018/19 e o segundo maior volume da história, atrás apenas da temporada 2017/18. O rendimento médio alcançado foi de 62 sacas de 60 kg por hectares.

A Valec, empresa federal responsável pela construção de ferrovias, e o Exército estabeleceram um prazo de 60 dias para a assinatura do contrato que permitirá a participação de força terrestre nas obras de implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. De acordo com a Valec, a expectativa é que as obras sejam retomadas no início de agosto. Em uma reunião no Quartel General do Exército, em Brasília, foi definido que a corporação assumirá o trecho 01 do Lote 06, entre as cidades de Correntina e Santa Maria da Vitória (BA).

O município baiano de Sobradinho tem a previsão de receber investimentos privados de R$ 76 milhões com a implantação de um parque eólico. O protocolo de intenções com a empresa Pedra do Reino V foi assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). O parque terá capacidade instalada de 16 MWh/ano e deve gerar cerca de 200 empregos. O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico João Leão, afirmou que a Bahia tem hoje 170 parques de energia eólica em funcionamento e que juntas, foram responsáveis pela geração de 45,3 mil empregos diretos na fase de construção. “Esse novo investimento no setor de energias renováveis vem provar que o segmento segue em expansão e a Bahia, líder nacional, segue sendo atrativa”, afirmou João Leão.

No setor de extração mineral, Atlantics Nickel, pertencente ao fundo de investimentos em mineração Appian, produziu no primeiro trimestre 30 mil toneladas de concentrado de níquel. A mineradora começou a operar no início deste ano e a expectativa é que até o fim de 2020 sejam produzidas de 80 mil a 100 mil toneladas. A mineradora fica em Itagibá (BA) e usa o porto de Ilhéus para embarques. Para a terceira semana de junho está programado o quarto embarque de concentrado de níquel produzido pela mineradora, sendo 70% destinados a Ásia. A mina tem depósito de 230 milhões de toneladas de concentrado de níquel, conferindo ao projeto uma vida útil de 25 anos.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!