• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano completa 10 anos

Há dez anos, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou à sociedade, a Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano, passando a fazer parte do rol de levantamentos estatísticos da instituição. A Pesquisa é uma sondagem de periodicidade mensal, realizada junto a sindicatos e associações empresariais do estado, com o propósito de acompanhar o grau de confiança do empresariado baiano.

À época em que foi formulada, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) surgia como principal ativo da Pesquisa. O ICEB busca captar as expectativas do setor produtivo do estado quanto a alguns aspectos-chave da economia num futuro próximo, apontando os rumos da atividade econômica baiana auxiliando à tomada de decisão e adoção de medidas de curto prazo.

 “Implantamos a pesquisa de confiança num contexto de crescimento econômico e aceleração do otimismo, antecipando resultados que se concretizaram como investimento, emprego e produção. Mais adiante, ela permitiu acompanhar os primeiros sinais de crise e derrubada do otimismo do empresariado local. Sua vantagem é escutar dos empresários decisões antes que elas se materializem, e, portanto, se antecipar a cenários” ressalta, Armando de Castro, diretor de Pesquisas da SEI e fundador da Pesquisa.

Para comemorar seus dez anos, a Pesquisa foi reformulada, com objetivo de simplificar os entendimentos e expandir a compreensão de seus indicadores.

“Neste mês de abril acompanhará o questionário básico sobre expectativas, um suplemento buscando analisar o impacto da Covid-19 nos setores econômicos do Estado”, salienta Jorgete Costa, diretora-geral da SEI.

Confira o boletim com as análises do mês de março deste ano diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates