Produção Industrial baiana recuou 3,2% em fevereiro

Em fevereiro de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, recuou 3,2% frente ao mês imediatamente anterior, após crescer 8,9% em janeiro de 2020. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou aumento de 3,3%. No primeiro bimestre do ano, a indústria registrou crescimento de 5,8%, em relação ao mesmo período anterior. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou decréscimo de 1,7% frente ao mesmo período anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quarta-feira (8), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No confronto de fevereiro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou aumento de 3,3%, com cinco das 12 atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. O setor de Derivados de petróleo (41,9%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada, especialmente, pela maior fabricação de óleos combustíveis, óleo diesel e naftas para petroquímica. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Celulose, papel e produtos de papel (27,2%), Bebidas (6,5%), Couro, artigos para viagem e calçados (1,9%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (15,2%). As principais contribuições negativas foram em Veículos (-21,3%) e Metalurgia (-48,0%), influenciados, principalmente, pela menor fabricação de automóveis e painéis ou quadros para instrumentos de veículos, no primeiro, e barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre e fios de cobre refinado ou de ligas de cobre, no segundo. Outros setores que apresentaram resultados negativos foram: Extrativa (-7,7%), Produtos químicos (-1,6%), Minerais não metálicos (-5,7%), Produtos alimentícios (-1,4%) e Borracha e de material plástico (-0,8%).

No acumulado do primeiro bimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 5,8%. Três dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Derivados de petróleo que registrou aumento de 41,3%, impulsionado pela maior fabricação de óleos combustíveis, óleo diesel e naftas para petroquímica. Importante ressaltar, também, os resultados positivos assinalados por Celulose e papel (29,5%) e Bebidas (5,8%). Negativamente, destacou-se Metalurgia (-50,8%), impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre e fios de cobre refinado ou de ligas de cobre. Vale citar ainda, a queda em Veículos (-9,0%), Minerais não metálicos (-14,5%) e Produtos químicos (-2,0%).

Comparativo regional

No acumulado do primeiro bimestre, oito dos 14 locais pesquisados registraram taxa positiva, com destaque para os aumentos em Rio de Janeiro (9,7%), Pernambuco (7,6%) e Bahia (5,8%). Por sua vez, Espírito de Santo (-13,5%) e Minas Gerais (-10,4%) registraram as maiores quedas no período. Confira o Boletim completo, clique aqui!