• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI capacita servidores em curso para operar drones da PMBA

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) integrou, pela quinta vez, a turma do Curso de Operador de RPAS, que é oferecido pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER). Em sua nona edição, o curso contou com a presença dos servidores Vanilda Alvim, Sayonara Figueiredo e Milena Camardelli, como concluintes do curso. Com essa iniciativa da PMBA, vários órgãos do Governo do Estado da Bahia puderam avançar com seus projetos de uso de drones em benefício de suas atividades.

Para o capitão do Graer, Carlos Renato Lima da Silva, “os formandos que retornam para seus órgãos além da operação do drone passam a ter cultura aeronáutica, operando de forma produtiva e segura e serão disseminadores e facilitadores dessa cultura”. Ele ressalta ainda que uma das formas de devolver a formação que o estado proporcionou aos membros do Graer é colaborando para que os órgãos tenham qualificação.

O Major Herlon Lima do Graer destaca que é crescente o uso de novas tecnologias no desenvolvimento de políticas públicas. “A PMBA, através do Graer, a sua unidade aérea, tem facilitado o estabelecimento da cultura aeronáutica de segurança para o crescimento de nosso estado como uma referência nacional no uso de drones” ressaltou.

O CORPAS é uma capacitação teórica e prática totalmente desenvolvida por profissionais do GRAER, que teve o seu currículo aprovado no ano de 2016. O curso possui o formato EAD, semi-presencial. A capacitação assegura as melhores referências disponíveis no setor de aviação, cuja base de exigências é alinhada com os padrões técnicos de desenvolvimento de conteúdo que são exigidos nos Estados Unidos da América, por meio da Federal Aviation Administration (FAA).

Estiveram presentes também, Cláudio Pelosi, diretor de Informações Geoambientais e Carlos Alves, coordenador de Cartografia e Geoprocessamento, como representantes da SEI.

 

VI ECOD Salvador

Para marcar a abertura da semana presencial do curso de Operador de RPAS (Corpas), na última quinta-feira (6), ocorreu o VI ECOD Salvador. Um encontro com operadores de drones, do Programa da PMBA realizado pelo Graer.

Em entrevista, Vanilda Alvim falou sobre a importância da capacitação para o trabalho que desenvolve na SEI com imagens aéreas em áreas de difícil acesso, para fazer o trabalho de cartografia, geoprocessamento e levantamento de dados geográficos.

Ainda no evento, Claudio Pelosi e Carlos Alves, ministraram uma palestra sobre “O Uso de Drones para Produção de Geoinformação no Estado da Bahia”.

Tais membros da nossa autarquia formaram-se no mesmo curso, e hoje realizam o papel de multiplicadores dentro e fora da instituição. Confira as fotos dos eventos!

 

 

 

 

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates