• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI lança o SEIDataLab e entra na era do Governo 4.0

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), dá um passo importante para inserção do Estado da Bahia na era do Governo 4.0 e gestão pública orientada a dados, auxiliando as decisões de políticas públicas, com a criação do laboratório de dados, SEIDataLab.

Inicialmente a diretoria-geral da autarquia, criou o Grupo de Trabalho (GT) de Business Intelligence, Big Data e Ciência de Dados, publicado em Portaria nº 18 de 05 de setembro de 2019, âmbito onde foi desenhado e implementado o SEIDataLab.

“Com o uso de técnicas avançadas de modelagem estatística, Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, o Laboratório reforça o papel da SEI como órgão de referência na produção de dados e informações estatísticas no âmbito do Governo do Estado”, destacou a diretora-geral da SEI, Jorgete Costa.

Para, Rodrigo Cerqueira, integrante do grupo gestor do Laboratório, “o processo de surgimento do SEIDataLab partiu da percepção da área técnica, de diferentes coordenações da Superintendência, da necessidade de sistematizar conceitos, técnicas e procedimentos em Ciência de Dados no âmbito da instituição.” Ele acrescenta que o objetivo é colocar a Superintendência na vanguarda da geração de insights para a formulação de políticas públicas orientada a dados na Bahia.

O iminente acesso a grandes bases de dados, como o acervo de informações das Notas Fiscais Eletrônicas da Secretaria da Fazenda, potencializou a implantação do Laboratório. “Com o   SEIDataLab e o projeto de Notas Fiscais, a instituição vem consolidando seus esforços no desenvolvimento de tecnologias e metodologias de Data Science, buscando, através do uso de dados, construir produtos que possam ampliar a qualidade dos serviços públicos e das ações governamentais estratégicas”, concluiu, Kellyene Coelho,  integrante do grupo gestor do projeto.

Um dos primeiros produtos a ser lançado pelo Laboratório é o InfoVis Bahia, plataforma online de visualização interativa de dados e estatísticas socioeconômicas do Estado. “Desenvolvemos essa plataforma baseada em ferramentas open source. Ao utilizar o R Shiny, garantimos aplicativos de DataVis rápidos, intuitivos, de excelente aparência e baixo custo”, ressalta Jonatas Espírito Santo, integrante do SEIDataLab e Coordenador do projeto InfoVis Bahia.

O lançamento oficial da plataforma está previsto para o mês de maio, quando serão comemorados os 65 anos de história da SEI.

Para maiores informações contate-nos através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates