• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Otimismo ressurge entre empresários baianos no último mês do ano

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em dezembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

O avanço da confiança em dezembro reforçou o progresso ocorrido um mês antes. Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB chegou a 1 ponto, melhora de 4 pontos em relação ao registrado em novembro (-3 pontos).

Com o progresso mais recente, o segundo consecutivo, o otimismo passou a vigorar no meio empresarial baiano. O ICEB, assim, se revelou positivo após sete meses abaixo de zero. A expectativa geral do empresariado local, assim, adentrou a zona de Otimismo Moderado.

A melhora observada no nível de confiança evidenciou o incremento nos indicadores de duas das quatro atividades: Agropecuária, com alta de 17 pontos; e Serviços, com aumento de 48 pontos. Nos setores de Indústria e de Comércio, por outro lado, ocorreram quedas de 68 e 69 pontos, respectivamente.

Ao fim, em dezembro, a Agropecuária marcou 319 pontos; a Indústria, 36 pontos; os Serviços, -69 pontos; e o Comércio, 25 pontos. O pessimismo, portanto, prevaleceu unicamente nos Serviços, que exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo quinto mês seguido. O segmento agropecuário, por sua vez, registrou o maior nível pela 12ª vez consecutiva.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, câmbio e PIB estadual apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de dezembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates