Revista Terra Mãe destaca maiores investimentos do Estado em 2019

Os maiores projetos desenvolvidos na Bahia, as grandes conquistas para o desenvolvimento social e econômico dos baianos e as principais ações implementadas em 2019 estão na quinta edição da Revista Terra Mãe, lançada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (16), em solenidade no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador.

Com uma tiragem de cinco mil exemplares, a publicação traz informações relevantes sobre investimentos em toda a Bahia. Em destaque, uma ampla matéria sobre as intervenções em mobilidade urbana em Salvador e região metropolitana, ações nas áreas de saúde e infraestrutura, além das melhorias em educação, cultura e outras áreas.

Para o governador, “o lançamento da revista expressa, em fotos e textos, o esforço do Governo do Estado que, apesar de ser a 18ª arrecadação do país, tem se colocado em segundo lugar em volume de investimentos, ficando atrás apenas de São Paulo, que arrecada seis vezes mais do que a Bahia”.

No lançamento, Rui acrescentou o Estado vai continuar em busca do equilíbrio fiscal e da manutenção de um ritmo forte de investimentos. “Se nós queremos sair de um ciclo negativo, de desemprego e pobreza, para um ciclo virtuoso, de emprego e renda, é preciso ter investimentos. Um exemplo é a ponte Salvador-Itaparica, um investimento de R$ 6 bilhões que vai gerar outros tantos bilhões investimentos privados e emprego e renda para milhões de pessoas”.

Transparência

De acordo com o secretário de Comunicação Social, André Curvello, a revista representa a valorização e o respeito do Governo do Estado com a comunicação, além de demonstrar que a Bahia se preocupa com a transparência, que é um dever do Estado e um direito do cidadão. “Diferentemente do que está acontecendo hoje no Brasil, a gente consegue fazer com que a publicação oficial, do Estado, fique cada vez mais forte e mais transparente”.

Presente ao lançamento, o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, citou algumas prioridades da pasta para os próximos anos. “Estamos trabalhando muito no que foi planejado para o próprio plano Plurianual Participativo, ou seja, o que nós colhemos dele, aquilo que foi apresentado pelo Governador Rui Costa como plano de governo pra disputar o processo eleitoral, e agora nós temos um desafio que é pegar todo esse material e consolidar para o ano de 2020. O próximo passo agora será o Plano de Desenvolvimento Integrado ‘Bahia 2035’”, disse Pinheiro

Ainda segundo ele, 2020 será “decisivo para projetarmos a Bahia para os próximos 15 anos, preparando o caminho com mais ousadia e pensando mais à frente, assim como nós fizemos com o documento ‘Pensar a Bahia 2023’, que é o ano em que nós vamos completar 200 anos do Dois de Julho. Então, uma parte expressiva do planejamento para 2023 foi cumprida pelo governador, inclusive com o mais recente evento, a licitação da Ponte Salvador- Ilha de Itaparica”, acrescentou o secretário.

Foto: Paula Fróes Gov Ba

Fonte: Secom