Agronegócio baiano registra 21,5% do PIB total no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2019, o PIB do agronegócio baiano registrou queda de 0,4% na comparação com o mesmo período de 2018. A queda foi decorrente, principalmente, do desempenho negativo dos segmentos associados à indústria de transformação. Por outro lado, o segmento da agropecuária registrou expansão de 0,8% enquanto os segmentos associados à distribuição e comercialização do agronegócio registrou expansão de 1,3%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Em termos nominais, o PIB do agronegócio totalizou no terceiro trimestre o valor de R$ 15,6 bilhões, correspondendo a 21,5% do PIB total da Bahia, participação superior à do mesmo período de 2018 quando foi de 20,9%. Esse crescimento na participação do agronegócio se deveu, em grande medida, à elevação na cotação de preços de algumas das principais culturas cultivadas na Bahia.

Fotos: Angie Zambrano/GOVBA

Fonte: Ascom/SEI