• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Bahia representou 28,2% do PIB do Nordeste em 2017

Agronegócio, mineração e energia eólica dão tônica à expansão dos municípios baianos

As atividades extrativa mineral, produção de soja e a geração de energia eólica, foram as que mais contribuíram em 2017 para que alguns municípios apresentassem melhor desempenho, em termos de variação nominal. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
Os municípios de Jaguarari, Nordestina e Maracás representaram crescimento nominal de 94,4%, 57,6% e 46,2% respectivamente, em função da expansão da atividade extrativa mineral (cobre, metais preciosos e minerais não metálicos).

Já nos municípios de Campo Formoso e Caetité (52,2% e 36%) o crescimento expressivo foi determinado pela implantação de parques eólicos e todos os serviços de apoio a atividade.

Por fim, a agropecuária (soja) contribuiu para expansão econômica nos municípios de Formosa do Rio Preto (76,2%) e São Desidério (56,03%). Ainda com relação aos municípios situados no oeste, estes se destacam não apenas na Bahia, mas também no Brasil. Em 2016, São Desidério ocupava a 12ª posição no ranking da produção agrícola nacional, passando em 2017 para a primeira posição. Já Formosa do Rio Preto ocupa a 7ª posição no ranking nacional do valor adicionado da agropecuária. Dos dez primeiros municípios baianos do setor agropecuário, sete estão situados na Região Oeste.

“É importante destacar o papel do Governo do Estado como indutor do desenvolvimento das economias municipais. Hoje, por exemplo, a Bahia lidera a geração de energia eólica do país, com a produção também de equipamentos voltados para indústria desse seguimento. Para se ter uma ideia, lideramos a produção de diversos grãos e frutas e estamos entre os quatro principais produtores de bens minerais, além de determos os maiores rebanhos pecuário da Região Nordeste”, pontuou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Comparando-se os municípios baianos com os demais municípios da Região Nordeste, destacam-se Salvador, Camaçari e São Francisco do Conde. A capital baiana se destaca ocupando o 1º lugar no ranking do PIB dos municípios nordestinos, enquanto Camaçari é 6ª maior economia da região. São Francisco do Conde é o primeiro no ranking do PIB per capita nordestino e sétimo no ranking nacional. Do total de 1.794 municípios do Nordeste, observa-se que 50% da riqueza gerada na região concentra-se em apenas 29 municípios; desses, oito estão situados no estado da Bahia. A Bahia representa 28,2% do total do PIB do Nordeste. Para conferir o boletim completo clique aqui

 Fonte: Ascom/SEI

Free Joomla! templates by Engine Templates