SEI participa da VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador

Na última terça-feira (10) o Coordenador de Pesquisas Sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Guillermo Etkin, apresentou os principais conceitos e métodos de estimação da pobreza e extrema pobreza existentes, bem como os indicadores de desigualdade do Brasil, Bahia e Região Metropolitana de Salvador mais atuais. A apresentação foi realizada na VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador com o tema “A fome voltou? Comer é um direito: por uma Salvador sem fome com alimentação adequada, saudável e sustentável”.

Etkin discorreu também sobre as características da pobreza: "os números mostram que, no meio urbano, o emprego é capaz de retirar o indivíduo da situação de pobreza, o que não ocorre no meio rural onde, mesmo tendo uma ocupação, ela não é suficiente para a saída da condição de vulnerabilidade". O coordenador também mostrou indicadores que sinalizam que a presença de um idoso na família reduz significativamente a probabilidade de que esta família viva em condição de pobreza. Por outro lado, os números mostram que a presença de crianças aumenta esta probabilidade.

O evento que ocorreu no auditório da OAF é uma iniciativa da Secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza (Sempre) em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Salvador (Comsea).

Fonte: Ascom SEI