• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI agradece o sucesso da 8ª edição do Fórum Baiano de Economia Aplicada

A oitava edição do Fórum Baiano De Economia Aplicada que abordou a temática “Data Science, Big Data e Inteligência Artificial" debateu nos dois dias de evento este tema que tem sido pauta das diversas esferas da administração pública e da academia em sessões temáticas, reunindo profissionais de diversas esferas e com diferentes olhares sobre o problema proposto. O evento que começou terça-feira (12), na Faculdade de Economia da UFBA e terminou na última quarta-feira (13), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), foi uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada a Secretaria do Planejamento (Seplan), da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Grupo de Economia Aplicada da UFBA. 

Em seu primeiro dia (12), foram apresentados resultados de pesquisas de alunos e professores da pós-graduação em quatro seções. No segundo dia de evento (13), os trabalhos foram abertos com a palestra “Do mais simples ao mais complicado em Ciência de Dados”, pelo doutor em Economia (UFPR) e coordenador de Ciências de Dados da ENAP, Leonardo Monastério. Os impactos do metrô de Salvador através do uso de Ciências de Dados foram discutidos por Thiago Rodrigues, mestre em Economia da UFBA. O doutor em Administração (UNB) e cientista de dados do Tesouro Nacional, Fernando Barbalho, falou sobre o tema “Comunicando dados de finanças públicas com Ciência de Dados”. Além disso, a experiência da SSP-BA na utilização da tecnologia para combate a criminalidade com reconhecimento facial foi abordado por Raimundo Luis Santana Cerqueira, tenente-coronel da PMBA (SSP-BA). Ao longo da programação outras palestras que debateram as iniciativas de ações desenvolvidas no estado da Bahia utilizando Data Science, Big Data e Inteligência Artificial foram discutidas.

O professor e pesquisador do Departamento de Economia da UFBA, Gervásio Ferreira Santos, explanou que a 8ª edição do Fórum renovou a parceria entre a SEI o Núcleo de Economia Aplicada e a Faculdade de Economia da UFBA, que vem sendo mantido nos últimos anos, para promover a atualização de técnicas e soluções de problemas reais da economia baiana com base na fronteira do conhecimento em Economia Aplicada. Gervásio, falou ainda que o evento trouxe na prática como o uso de BigData e os fundamentos de Ciência de Dados, tais como inteligência artificial, linkages de dados, dentre outros, já fazem parte da realidade de muitas instituições no estado da Bahia. “Estes métodos permitem o desenvolvimento de soluções cada vez mais consistentes, seguras, inovadoras e com a melhor otimização de tempo e recursos”.

A diretora-geral da SEI, Jorgete Costa, falou sobre a importância na elaboração de estudos, informações e dados para as ações desenvolvidas pelo estado. Além disso, ressaltou que a instituição criou um grupo de trabalho (GT) para execução do projeto SeiDataLab, composto por técnicos especialistas em estatística, economia, matemática, geografia e analistas de sistemas, com a missão inicial de estruturar os dados da nota fiscal eletrônica do estado.

 

Fonte: Ascom

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates