Impactos do metrô de Salvador serão discutidos no Fórum Baiano De Economia Aplicada

A 8° edição do Fórum Baiano De Economia Aplicada, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, vai trazer o tema “Data Science, Big Data e Inteligência Artificial”. A iniciativa é uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Grupo de Economia Aplicada da UFBA. Durante o encontro, diversas palestras serão ministradas. Thiago Rodrigues, mestre em Economia pela UFBA, apresentará a palestra “Uso de ciências de dados para medir impactos do metrô de Salvador”, no segundo dia de evento (13).

Na palestra ele apresentará os resultados e os desafios da pesquisa feita sobre uma avaliação do efeito do Metrô da cidade de Salvador e sobre a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional da cidade nas áreas urbanas que circunscrevem a localização do sistema.

Além dos resultados, serão discutidas as possibilidades de expansão e os conceitos de métodos associados à Ciência de Dados para elaborar a base de dados e estimar os efeitos de especialização ou diversificação de estabelecimentos em regiões urbanas através de dados de web scrapping a partir de plataformas específicas.

O Fórum de Economia Aplicada vai reunir profissionais de diversas esferas e com diferentes olhares sobre o problema proposto. O evento em seu primeiro dia (12) acontecerá na Faculdade de Economia da UFBA. Ao longo do dia serão apresentados resultados de pesquisas de alunos e professores da pós-graduação. No segundo dia de evento (13) serão debatidas iniciativas de ações desenvolvidas no estado da Bahia utilizando Data Science, Big Data e Inteligência Artificial, no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretária de Segurança Pública (SSP/BA), apoiadora do evento. Confira a programação completa do evento clicando aqui!