Big Data, Data Science e Inteligência Artificial foram temas do III Fórum de Estatística e Ciência de Dados

Na última sexta-feira (25) aconteceu o III Fórum de Estatística e Ciência de Dados, com o tema “Governo 4.0 – Big Data, Data Science e Inteligência Artificial no setor público”, realizado pelo Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5), o departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI).

O evento, que teve inscrições de cunho social com a doação de 1kg de alimento, destinado à campanha “para cuidar não tem idade!  trouxe em sua programação, pela manhã, os minicursos, “Machine Learning na prática”, conduzido por Ricardo Rocha e “Shiny Dashboards”, por Anderson Ara, ambos da Dest-IME/UFBA. À tarde, após a mesa de abertura, Ricardo Rocha falou sobre o tema “A Sociedade 4.0: como a tecnologia irá afetar as nossas vidas”. Ainda no decorrer do evento foi abordada a aplicação da inteligência artificial na segurança pública, pelo Tenente coronel Raimundo Cerqueira, dentre outras palestras voltadas para o uso do Big Data, Data Science e Inteligência Artificial no setor público.

O diretor de Pesquisas da SEI, Armando de Castro, representando a diretora-geral da instituição, Jorgete Costa, falou sobre a importância da parceria para a realização do evento e que no ano de 2020 o mesmo será ainda mais ampliado. Castro falou ainda da importância do profissional de estatística na realização das atividades da SEI “estamos acompanhando as transformações e o estatístico aumenta ainda mais sua importância num governo 4.0” ressaltou.

A professora Giovanna Silva, chefe do departamento de Estatística da UFBA, ressaltou a importância do evento em especial pela celebração do dia mundial da estatística que ocorreu no dia (20) de outubro. Agradeceu também, a participação do professor Ricardo Rocha na comissão organizadora e explanou a vontade de seguir com essa parceria para as próximas edições do evento.

Sobre o evento: em 2015, o I Fórum de Estatísticos do Conre-5 foi realizado em Salvador, Bahia, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado, atualizações e troca de experiências na área de estatística. Aproveitando a ocasião, houve a comemoração dos 50 anos da profissão.

Em 2017, o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região realizaram conjuntamente o “II Fórum Estatístico do Conre-5” e comemoraram o Dia Internacional do Estatístico. Com a palestra magna: “Jurimetria: como a Estatística pode reinventar o Direito”.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) agradece a todos os envolvidos nesse grande evento!

Fonte: Ascom da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)