Arquivo PDFCenso Demográfico 2010

A partir da data 29 de novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE iniciou a divulgação dos dados preliminares do Censo Demográfico 2010, apresentando os primeiros resultados do universo, que compreendem as características dos domicílios e das pessoas que foram investigadas. Segundo o Instituto, “foram visitados 67,5 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência”.  Após a realização de um tratamento de validação dos dados, o IBGE divulgou os “primeiros resultados definitivos” do censo, contemplados a partir da publicação da Sinopse do Censo Demográfico 2010.

Conforme o calendário de divulgação do Censo 2010, pelo IBGE, os demais resultados do questionário do universo se estenderá ao longo de 2011, quando deverão ser publicadas, com maior detalhe, informações sociais, econômicas e demográficas de moradores dos domicílios recenseados. No primeiro trimestre de 2012, serão lançados os primeiros resultados do questionário da amostra (microdados) levando a público as características gerais da população. Somente a partir do segundo trimestre de 2012, estarão disponibilizadas informações a respeito das taxas de fecundidade, nupcialidade, migração e características dos domicílios.

Cumprindo o seu papel na produção e sistematização de informações sobre a realidade baiana, sobretudo, transmitindo as informações junto aos usuários, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI disponibiliza, através deste trabalho, os dados recentemente divulgados do Censo 2010. Estes se referem à Bahia, demais estados nordestinos, à região Nordeste e ao Brasil, possibilitando situar o estado com relação a estas unidades territoriais. Os dados do Censo 2010 estão disponibilizados juntamente com as informações dos Censos de 1991 e 2000, para efeitos de comparações censitárias.

Entretanto, a maior vantagem desta iniciativa está na apresentação das informações referentes aos municípios baianos, bem como da sua listagem por ordem alfabética, e classificação por Territórios de Identidade, facilitando consultas individualizadas. Isto porque, as estatísticas municipais, cuja principal fonte são os censos demográficos, apesar de serem extremamente demandadas, padecem da enorme defasagem decorrente dos intervalos intercensitários (os últimos dados datam de 2000, ocasião da última realização do censo, sendo que a Contagem da População, em 2007, contempla apenas grandes quantitativos de população e domicílios, sem maiores detalhamentos).

Os resultados do universo, ora divulgados, permitem a abordagem dos aspectos demográficos relativos à população total, urbana e rural, razão de sexo, grupos etários, taxas de crescimento populacional, grau de urbanização e classificação de municípios por tamanho de população, para os anos de 1991, 2000 e 2010.