• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Produção Industrial Baiana recuou 1,2% em novembro

 

Em novembro de 2018, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, declinou 1,2% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado taxa nula em outubro de 2018. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 0,3%. No acumulado do ano, houve acréscimo de 0,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos 12 meses, foi registrada taxa de 0,6% frente ao mesmo período anterior, resultado abaixo do observado em outubro último, quando ocorreu variação de 0,9%. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de novembro de 2018 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 0,3%, com sete das 12 atividades pesquisadas assinalando crescimento da produção. O setor Veículos (-13,2%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de automóveis e bancos de metal para veículos. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos Produtos químicos (-10,3%), Celulose, papel e produtos de papel (-5,1%), Couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%), Produtos de borracha e material plástico (-1,5%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-15,7%) e Bebidas (-1,1%). A explicação para esses resultados está relacionada, em grande parte, pela menor produção de amoníaco e princípios ativos para herbicidas, no caso do primeiro segmento; de pastas químicas de madeira, no segundo; de calçados femininos de material sintético, no terceiro; de pneus novos para automóveis, no quarto; de gravadores ou reprodutores de sinais de áudio e vídeo, no quinto; de refrigerantes, cerveja e chope, no último. Por outro lado, o segmento Derivados de petróleo (16,1%) registrou a maior contribuição positiva, em grande parte, devido ao aumento na produção óleo diesel e gasolina automotiva. Outros segmentos que registraram crescimento foram: Extrativa (14,1%), Alimentos (3,9%), Minerais não metálicos (5,4%) e Metalurgia (0,6%).

No período de janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana obteve acréscimo de 0,8%. Oito dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos automotores (9,3%), impulsionado, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis e painéis ou quadros para instrumentos de veículos. Outros resultados positivos foram observados em Metalurgia (5,1%), Produtos alimentícios (2,5%), Celulose, papel e produtos de papel (2,2%), Bebidas (9,5%), Derivados de petróleo (0,5%), Extrativa (1,1%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (15,8%). Negativamente, destacaram-se os segmentos de Produtos químicos (-5,0%) impulsionado, principalmente, pela menor fabricação de princípios ativos para herbicidas, propeno não saturado e policloreto de vinila (PVC); e Couro, artigos para viagem e calçados (-9,7%), influenciado, por sua vez, pela menor produção de tênis de material sintético.

No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana foi de 0,6%. Sete dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período, com destaque para Veículos, que teve aumento de 10,5%. Importante ressaltar também os resultados positivos assinalados por Produtos alimentícios (3,1%), Metalurgia (2,3%), Celulose, papel e produtos de papel (1,9%), Bebidas (9,0%) e Extrativas (2,4%). Destacaram-se negativamente Produtos químicos (-3,9%), Minerais não metálicos (-10,6%), Derivados do petróleo (-1,0%), Couro, artigos de viagem e calçados (-10,1%) e Produtos de borracha e material plástico (-1,2%).

 


 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates