• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança avança entre empresários baianos em novembro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em novembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou zero ponto, melhora de 73 pontos em relação ao registrado em outubro (-73 pontos) – portanto, três altas seguidas e o maior nível de confiança desde abril de 2013, quando do último registro positivo do referido indicador.

A expectativa geral do empresariado baiano, assim, deixou a zona de Pessimismo Moderado após 26 meses seguidos nessa região. Entretanto, situado exatamente no meio da escala, numa espécie de ponto de indiferença, o ICEB não apontou nem pessimismo nem otimismo neste mês.

 A melhora observada do nível de confiança evidenciou o progresso no indicador de todos os quatro grupamentos de atividades: Agropecuária, com avanço de 189 pontos; Indústria, de 124 pontos; Serviços, de 28 pontos; e Comércio, com alta de 112 pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de um único setor em novembro: Serviços.

 Em novembro, a Agropecuária continuou com a melhor pontuação entre os setores pela sétima vez seguida, além de ter exibido o maior avanço da confiança. A Indústria exibiu o segundo maior progresso do indicador, que voltou a ser positivo após um mês. A atividade de Serviços apresentou a menor alta da confiança entre os setores e retornou, depois de um mês, ao posto de mais pessimista. Por fim, mesmo com aumento da confiança, o setor de Comércio se mostrou o menos otimista entre aqueles com indicador positivo.

 Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e câmbio foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, inflação, vendas e capacidade produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de novembro pode ser acessado clicando aqui.

 

Free Joomla! templates by Engine Templates