• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Empresários baianos demonstram menor pessimismo em outubro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em outubro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -73 pontos no mês de outubro, melhora de seis pontos em relação ao registrado em setembro (-79 pontos). Em outubro, o ICEB completou duas altas seguidas e alcançou o maior nível de confiança desde maio último.

A expectativa geral do empresariado baiano, no entanto, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 26 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de setembro a outubro, evidenciou o progresso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com aumento de 29 pontos; e Comércio, com alta de 17 pontos. Por outro lado, Agropecuária e Indústria recuaram 23 e 54 pontos, respectivamente. Importante destacar, Indústria, Serviços e Comércio continuaram com indicadores negativos, revelando pessimismo.

A Agropecuária continuou com a melhor pontuação entre os setores pela sexta vez seguida. A Indústria exibiu o maior recuo da confiança em outubro, voltando a mostrar indicador negativo após um mês. A atividade de Serviços apresentou a maior alta da confiança entre os setores e deixou o posto de mais pessimista. Por fim, mesmo com aumento da confiança no mês, o setor de Comércio ficou no posto de mais pessimista.

Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e PIB nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, inflação, vendas e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates