• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança no meio empresarial baiano recua em abril

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -30 pontos no mês de abril, piora de quatro pontos em relação ao registrado em março (-26 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, dessa forma, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 20 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013.

Em abril, após recuo no mês anterior, o pessimismo voltou a subir, mas ainda registrando o terceiro menor nível dos últimos 51 meses. Tal resultado, no entanto, não descaracteriza o movimento mais amplo de resgate da confiança no meio empresarial baiano iniciado há mais de um ano e, também, não enfraquece as suspeitas de que uma nova fase de expectativas positivas esteja prestes a ser inaugurada.

A piora do nível de confiança, captada na passagem de março a abril, evidenciou o retrocesso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de 82 para 39 pontos) e Indústria (de 69 para -23 pontos). Por outro lado, os setores de Serviços (de -90 para -69 pontos) e de Comércio (de 38 para 90 pontos) melhoraram as expectativas quanto ao futuro.

A Agropecuária, após a alta do mês anterior, voltou a indicar revés no indicador – abandonando, assim, o posto de atividade mais otimista e revelando seu menor patamar no ano. A Indústria apresentou a maior queda no indicador em abril, voltando a exibir pessimismo após cinco meses consecutivos com algum nível de otimismo. A atividade de Serviços, mesmo computando o segundo progresso seguido, continuou com indicador negativo, mantendo-se como a mais pessimista pela sétima vez seguida. Por fim, o Comércio, diante da maior alta da confiança entre os setores, retornou ao posto de mais otimista.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Capacidade Produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates