• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI divulga Indicador de Confiança do Empresariado Baiano em março

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em março, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -26 pontos no mês de março, melhora de sete pontos em relação ao registrado em fevereiro (-33 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, dessa forma, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 19 meses seguidos nessa região.

Em março, após aumento no mês anterior, o pessimismo voltou a cair, registrando o segundo menor nível dos últimos 52 meses. Tal resultado, portanto, ajuda a recompor o movimento mais amplo de resgate da confiança no meio empresarial baiano iniciado há mais de um ano e, assim, fortalece as suspeitas de que uma nova fase de expectativas positivas esteja prestes a ser inaugurada.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de fevereiro a março, evidenciou o progresso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de 60 para 82 pontos) e Serviços (de -113 para -90 pontos). Por outro lado, os setores de Indústria (de 72 para 69 pontos) e de Comércio (de 95 para 38 pontos) reduziram o otimismo.

A Agropecuária, após o revés do mês anterior, voltou a indicar avanço no indicador – retornando, assim, ao posto de atividade mais otimista. A Indústria, apesar do recuo no mês, manteve-se como aquele setor em que há mais tempo o indicador se mostra positivo. A atividade de Serviços, mesmo sendo a de maior progresso da confiança, foi a única com indicador negativo, mantendo-se como a mais pessimista pela sexta vez seguida. Por fim, o Comércio exibiu o maior revés entre os setores, interrompendo um ciclo de cinco meses seguidos com aumento da confiança e deixando o posto de atividade mais otimista.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e Câmbio foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Situação Financeira apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de março pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates