SEI participa de apresentação no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional

No último dia 05, na Universidade do Estado da Bahia, durante a realização do Café do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia apresentou um projeto de pesquisa sobre pobreza e o desenvolvimento regional na Bahia. Representando a Superintendência, o diretor de Estudos Edgard Porto mostrou como as pesquisas foram elaboradas durante os últimos 10 anos e salientou os seus resultados, que continuam oferecendo importantes subsídios para a formulação de políticas e programas públicos para o enfrentamento da pobreza na Bahia. Foi dada uma atenção especial ao Projeto 7 municípios, que tenta identificar os fatores que contribuíram para uma menor presença de pobreza desses municípios.

Durante o evento, também foi apresentada a Plataforma SeiColab que proporciona que os estudos possam ter a colaboração da sociedade, através de pesquisadores, gestores, políticos, intelectuais, estudantes e a quem mais interessar.

Foi discutido o tema com o público presente, onde ficou enaltecido o importante papel que os fatores de educação e cultura tiveram na constituição de uma ambiente regional na denominada Mancha Azul, localizada no Sudoeste baiano, e que podem ter ajudado na formação do desenvolvimento de cinco dos sete municípios identificados no Projeto.

Diante do interesse manifestado, professores, pesquisadores e estudantes presentes se mostraram interessados em colaborar com os estudos e já estão sendo programadas novas apresentações, sendo que a próxima deve acontecer na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em data a ser estabelecida.

Participaram da mesa a Prof. Dra. Lídia Boaventura Pimenta (UNEB), Eduardo Manoel de Freitas Jorge (UNEB), Edgard Porto (Diretor de Estudos da SEI), Teresinha Gomes de Carvalho (UNEB), Dr. Lázaro Raimundo dos Passos Cunha (Diretor Geral da Fapesb) e Leliana Santos de Sousa (UNEB).