Volume de serviços na Bahia avança 4,3% em janeiro

Não publicado

De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, em janeiro de 2018, o volume de serviços marcou, avançou 4,3%, com ajuste, na comparação com dezembro de 2017, e declinou em 1,5%, na comparação com janeiro de 2017. O indicador no acumulado em 12 meses registrou retração de 4,7%.

A análise para a receita nominal de serviços identificou que, em janeiro de 2018, houve crescimento de 3,9%, com ajuste, na comparação com dezembro de 2017, e crescimento de 0,9%, na comparação com janeiro de 2017. O indicador no acumulado em 12 meses retraiu 0,1%.

Das cinco atividades pesquisadas, três puxaram o volume de serviços para baixo, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. Serviços de informação e comunicação (-13,7%); Outros serviços (-7,9%), e Serviços profissionais, administrativos e complementares, cuja retração foi da ordem de 5,4%. Quanto às atividades que impactaram positivamente o indicador, cabem enfatizar os resultados obtidos pelas atividades de Serviços de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,9%); e Serviços prestados às famílias  (0,4 %).

O volume no acumulado dos últimos 12 meses revelou retração de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por ordem de magnitude, a atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares foi a atividade que apontou variação relativa mais acentuada (-20,7%), seguido por Outros serviços (-8,1%), Serviços de informação e comunicação (-5,5%), Serviços prestados às famílias (-2,6%). Apenas, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,7%) marcou expansão no período.

Análise da receita nominal de serviços - Das cinco atividades, três puxaram a receita nominal de serviços para baixo, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, com destaque para os Serviços de informação e comunicação (-13,4%), Outros serviços (-9,0%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares, cuja retração foi da ordem de 2,2%. Quanto às atividades que impactaram positivamente o indicador, cabem enfatizar os resultados obtidos pelas atividades de Serviços prestados às famílias (0,4%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,1%).

Sobre a receita nominal, no acumulado dos últimos 12 meses, marcou queda de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por ordem de magnitude, a atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-15,7%) observou a retração mais acentuada, seguida pelas atividades de Serviços de informação e comunicação (-4,2%), Outros serviços (-2,0%) e Serviços prestados às famílias (-0,5%). Apenas, a atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,8%) expandiu no período.

Análise regional - Das vinte e sete unidades da Federação apenas quatro ampliaram o volume de serviços, no acumulado do ano de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. As unidades que registraram as maiores variações positivas foram Mato Grosso (6,4%) e Amazonas (4,9%). Em contrapartida, os estados que mais retraíram o volume de serviços foram Piauí (-18,8%), Rio Grande do Norte (-12,6%) e Roraima (-9,6%). A Bahia marcou a quinta menor retração (-1,5%) entre às unidades no período.

Análise regional das atividades turísticas - Em termos regionais, analisando-se os resultados de volume, na série livre de influências sazonais das Atividades turísticas , segundo as Unidades da Federação selecionadas, as principais variações positivas, por ordem de variação, foram as seguintes: Rio de Janeiro (4,8%) e Minas gerais (2,3%). Em contrapartida as variações negativas mais acentuadas foram registradas em Santa Catarina (-5,5%), Paraná (-3,4%) e São Paulo (-2,1%).

O volume das atividades turísticas no Brasil no mês de janeiro de 2018 registrou estabilidade (0,0%) quando comparado com o mesmo mês em 2017. Quatro unidades da Federação puxaram o indicador para abaixo, com destaque para Rio de Janeiro (-8,3%) e Ceará (-2,6%). Em contrapartida a Bahia apresentou ampliação de 2,0%, acumulando nos últimos 12 meses crescimento de 1,1%.

A receita nominal das atividades turísticas do país, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, cresceu em todas as unidades, sendo mais expressivos os resultados de Espírito Santo (18,9%) e Distrito Federal (10,7%) que registraram as maiores variações no período. Em sentido oposto, apenas a unidade do Rio de Janeiro (-4,5) marcou queda. Nesta análise a Bahia apontou expansão de 4,0%, acumulando nos últimos 12 meses crescimento de 8,5%.