• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI participa do II Encontro Estadual de Combate ao Trabalho Infantil da Bahia

Não publicado

 

Com o objetivo de fortalecer a articulação e o trabalho intersetorial de combate ao trabalho infantil no estado da Bahia, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realiza o II Encontro Estadual de Combate e Prevenção ao Trabalho Infantil.  A programação conta com temas estratégicos de combate e prevenção ao trabalho infantil e a participação de representantes atuantes no tema que compõem a rede intersetorial de combate ao trabalho infantil e proteção integral às crianças e adolescentes.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) integra a programação do evento com a participação da mesa redonda “Dados do Trabalho Infantil na Bahia e as Ações Estratégicas do PETI". Armando Castro, diretor de Pesquisas da SEI, apresentou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio e, no segmento do trabalho infantil, revelou dados estaduais em relação à faixa etária, quantidade de horas trabalhadas, acesso à escola, dentre outros.

Castro destacou a Bahia como o estado que mais reduziu o trabalho infantil no Brasil: "enquanto a população de 5 a 13 anos reduziu 15%, o trabalho infantil foi reduzido em 75% para essa faixa etária. São 156 mil crianças a menos na condição de trabalho infantil na Bahia entre 2002 e 2015". Porém o diretor alerta para um possível retrocesso. "Após anos de sucesso na redução da extrema pobreza no país, estamos assistindo um aumento do índice nos últimos dois anos. Como o trabalho infantil é um fenômeno da pobreza, precisamos estar preparados para uma mudança negativa, ainda mais considerando o corte bilionário do Bolsa Família no orçamento de 2018", avalia.

O II Encontro Estadual de Combate ao Trabalho Infantil da Bahia acontecerá até amanhã (14) no auditório do Hotel Sol Bahia, reunindo profissionais da área de assistência social, representando 125 municípios da Bahia.

Sobre o II Encontro Estadual de Combate ao Trabalho Infantil da Bahia - O evento visa fortalecer a articulação e trabalho intersetorial de combate ao trabalho infantil no estado da Bahia, com ênfase nos 125 municípios com maiores índices de trabalho infantil; qualificar e dar suporte técnico aos técnicos de referência do PETI, bem como o como os membros do grupo de trabalho intersetorial do PETI dos municípios sobre o enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil.

 

Free Joomla! templates by Engine Templates