Cartografia Temática – Uso Atual das Terras - Apresentação

O Projeto Uso Atual das Terras é um estudo sistemático, disponibilizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por meio da Diretoria de Informações Geoambientais (Digeo), elaborado pela Coordenação de Recursos Naturais e Ambientais (CRNA). Compõe a Série Estudos e Pesquisas (SEP) e objetiva reconhecer as formas de ocupação e uso do território baiano, seja por aspectos naturais ou atividades antrópicas, fornecendo, assim, um retrato do espaço territorial, com base nas dinâmicas atuais.

Os estudos de uso da terra fornecem subsídios às ações do planejamento regional, já que buscam a compreensão dos padrões de organização do espaço por meio das alterações socioeconômicas e das mudanças implantadas pelo desenvolvimento tecnológico. Conhecer o espaço por meio das formas de ocupação é, por sua vez, entender os processos pelos quais se deu o desenvolvimento regional e, com isso, construir referências espaço temporais, ferramenta imprescindível ao planejamento territorial.

A análise traz uma descrição física da região e aborda as diversas atividades nela exploradas, a exemplo das agropastoris, industriais e extrativas, além da pressão exercida sobre os recursos naturais.

A SEI desenvolve estudos de uso das terras desde a década de 1980. Os primeiros atendiam a escala 1:500.000 e a partir de 1998 passaram para a escala 1:250.000. Os estudos recentes apresentam atualizações dos dados em escala 1:100.000 e com implementação de inovações técnicas e metodológicas.

A SEI mantém em seu acervo todos os trabalhos realizados, sendo que os mais recentes têm seus dados vetoriais em formato shapefile. Os estudos de Uso das Terras desenvolvidos entre 2008 e 2019 estão disponíveis para download. A versão impressa foi descontinuada, permanecendo apenas a versão digital.