• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Pessimismo no meio empresarial baiano volta a cair em dezembro

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em dezembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -60 pontos no mês, melhora de 28 pontos em relação ao registrado em novembro (-88 pontos). Após ligeiro aumento no mês anterior, o pessimismo voltou a cair em dezembro, atingindo o menor nível desde fevereiro de 2014 e recompondo o circuito de queda iniciado há mais de um ano. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 16 meses seguidos nessa região.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de novembro a dezembro, evidenciou o progresso no indicador de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -77 para 18 pontos), Serviços (de -145 para -116 pontos) e Comércio (de -35 para 34 pontos). Por outro lado, o setor de Indústria (de 33 para 5 pontos) diminuiu a confiança.

A Agropecuária, após quatro meses seguidos com melhora das expectativas e a maior evolução no indicador entre os setores no mês, atingiu seu maior nível de confiança desde maio de 2014. A Indústria foi o único a exibir recuo da confiança, deixando de figurar como o setor de melhor expectativa após três meses seguidos. A atividade de Serviços, pela terceira vez seguida, continuou ocupando o posto de mais pessimista. Por fim, o Comércio exibiu o terceiro avanço seguido, assumindo o maior nível de confiança entre os setores no mês e a melhor pontuação registrada desde o início de sua série.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Capacidade Produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de dezembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates