• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Pessimismo recua no meio empresarial baiano em setembro

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em setembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -101 pontos no mês, melhora de 72 pontos em relação ao registrado em agosto (-173 pontos). O pessimismo recuou pela segunda vez seguida em setembro, alcançando o menor nível desde março de 2014. Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 13 meses seguidos nessa região.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de agosto a setembro, evidenciou o avanço nos indicadores de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -167 para -104 pontos), Indústria (de -93 para -51 pontos) e Serviços (de -221 para -105 pontos). Por outro lado, o setor de Comércio (de -88 para -159 pontos) aumentou o pessimismo.

A Agropecuária, após recuo no mês anterior, foi o setor com o segundo maior avanço no indicador de confiança em setembro. A Indústria exibiu o segundo progresso seguido e assumiu, assim, o posto de menos pessimista. A atividade de Serviços, diante do maior recuo do pessimismo no mês, deixou de ocupar, após quatro meses seguidos, o posto de setor mais pessimista. E o setor de Comércio, com o único retrocesso na confiança em setembro, passou de menos para mais pessimista de um mês ao outro.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Vendas apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de setembro pode ser acessado diretamente do site da SEI: Clique aqui.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates