Fórum Baiano de Economia Aplicada chega à sexta edição

Com o tema Decisões de Investimento no Estado da Bahia, o evento terá duração de dois dias.

A leve retomada do crescimento da economia brasileira implica no surgimento de oportunidades para a realização de investimentos que garantam o crescimento e o desenvolvimento econômico, a partir de resultados desejáveis para a sociedade. Nos dias 06 e 07 de novembro, será realizada a sexta edição do Fórum Baiano de Economia Aplicada que busca fomentar o debate entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão e agentes privados para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades para as decisões de investimento público e privado no Estado da Bahia. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site http://forumbaiano.sei.ba.gov.br

Com o tema Decisões de Investimento no Estado da Bahia, o debate a ser delineado nesta sexta edição do Fórum chama a atenção para as decisões de investimento no Estado da Bahia, considerando as especificidades e a complexidade da economia regional e local. Para analisar esse contexto, serão debatidas as oportunidades para o financiamento de investimentos públicos e privados na região Nordeste, bem como as reformas necessárias para incrementar o investimento público no Brasil, a fim de propor alternativas viáveis de políticas de desenvolvimento, com uma melhor aplicabilidade de recursos.

Programação - No dia 6/11, as atividades serão destinadas ao público acadêmico, na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia. Serão realizadas duas seções científicas: uma sobre Gestão do Conhecimento e da Produção Científica e outra sobre Mercado de Ativos em Economias Emergentes.

No dia 7/11, o evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). E contará com a palestra de abertura do Economista-Chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves, sobre Financiamento de Investimentos Públicos e Privados na Região Nordeste. Em seguida, o Fórum também contará com a Palestra do Economista José Luiz Rossi Junior, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sobre Reformas para Incrementar o Investimento Público no Brasil. A programação conta ainda com i lançamento do livro Infrastructure Investments: Politics, Barriers and Economic Consequence, de Gisele F. Tiryaki – PhD em Economia GMU, Departamento de Economia e PPGE/UFBA, além de seções sobre as estratégias de empresas públicas, privadas e de economia mista na Bahia.