• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI divulga Indicador de Confiança do Empresariado Baiano de agosto

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano apresentou, em agosto, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -173 pontos em agosto, melhora de sete pontos em relação ao de julho (-180 pontos). O índice, que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, é calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

 

O indicador, após duas quedas seguidas, voltou a avançar. Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 12 meses seguidos nessa região. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de julho a agosto, evidenciou a elevação nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Indústria (de -115 para -93 pontos) e Comércio (de -172 para -88 pontos). Por outro lado, os setores de Agropecuária (de -81 a -167 pontos) e de Serviços (de -220 para -221 pontos) aumentaram o pessimismo.

 

A Agropecuária, após avanço no mês anterior, foi o setor com o maior retrocesso no indicador de confiança em agosto – deixando, assim, o posto de atividade menos pessimista. A Indústria, por sua vez, apresentou o segundo maior aumento da confiança entre os setores no mês. A atividade de Serviços permaneceu, pelo quarto mês seguido, como a mais pessimista. E o setor de Comércio exibiu o maior progresso na confiança entre as atividades, assumindo o posto de menos pessimista de um mês ao outro.

 

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Exportação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de agosto pode ser acessado aqui.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates