• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI divulga indicador de confiança do meio empresarial baiano em julho

Não publicado

Agropecuária exibiu avanço no indicador de confiança durante o mês

 

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em julho, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -180 pontos em julho, piora de oito pontos em relação ao de junho (-172 pontos). O indicador caiu pela segunda vez seguida, ficando próximo aos patamares do início do ano. Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 11 meses seguidos nessa região.

 

A piora do nível de confiança, captada na passagem de junho a julho, evidenciou a queda nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Serviços (de -208 para -220 pontos) e Comércio (de -127 para -172 pontos). Por outro lado, o setor de Agropecuária (de -130 a -81 pontos) reduziu o pessimismo e o de Indústria manteve o mesmo nível (-115 pontos).

 

A Agropecuária, após recuo no mês anterior, foi o único setor a exibir avanço no indicador de confiança em julho – tornando-se, assim, a atividade menos pessimista. A Indústria, sem alteração do nível de confiança de um mês ao outro, deixou o posto de atividade menos pessimista em julho. A atividade de Serviços permaneceu, pelo terceiro mês seguido, como a mais pessimista. E o setor de Comércio exibiu o maior retrocesso na confiança entre as atividades de um mês ao outro.

 

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Câmbio apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates