• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Pessimismo no meio empresarial baiano interrompe processo de queda em abril

Não publicado

 

Em abril, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano, índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, apresentou um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -151 pontos em abril, piora de 28 pontos em relação ao de março (-123 pontos). O índice é calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

 

O indicador recuou após três meses seguidos de avanço. Ainda assim, trata-se do segundo menor nível de pessimismo dos últimos 37 meses. Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando oito meses seguidos nessa região.

 

A piora do nível de confiança, captada na passagem de março a abril, evidenciou a deterioração nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Indústria (de -29 para -136 pontos) e Serviços (de -133 para -160 pontos). Os setores de Agropecuária (de -127 a -95 pontos) e Comércio (de -220 para -169 pontos), portanto, foram aqueles que reduziram o pessimismo.

 

A Agropecuária, após avanço em seu indicador de confiança, reassumiu o posto de atividade menos pessimista no mês. Com o maior aumento do pessimismo entre os setores, a Indústria deixou o posto de atividade menos pessimista. O setor de Serviços voltou a revelar recuo, após avanço registrado no mês anterior. E o setor de Comércio, mesmo diante do maior progresso na confiança entre as atividades, permaneceu com o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

 

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Exportação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates